Gastronomia libanesa

a comida libanesa é saudável e deliciosa
O grão de bico e a berinjela são muito utilizados na culinária libanesa. Foto: Lucila Runnacles

Para mim, Líbano é sinônimo de boa comida. Esfihas, charutos, kibe cru, humús, doces árabes e a lista não termina por aí. Como no Brasil há muitos imigrantes libaneses, boa parte desses pratos nós já conhecemos, mas parece que lá eles têm um gostinho ainda melhor.

Se você for ao Líbano, não deixe de experimentar a culinária local, faça um turismo gastronômico. Uma boa maneira de começar é pelos “mezzes” (entradas). Os mais famosos são o humús (uma espécie de purê de grão de bico bem temperado), baba ghanoush (tipo humús, mas feito com berinjela), charutos (folhas de parreira recheadas com carne e arroz), lebneh (iogurte com alho) e o que nunca pode faltar para acompanhar essas delícias, o pão árabe (fininho e redondo).

Depois disso, é hora dos pratos principais, feitos à base de carne ou frango grelhado com muita salada. Não se esqueça de deixar espaço para os doces, feitos com mel e frutos secos. O baklava e o maamoul são os mais famosos. Doce até dizer chega, mas, pelo menos, um pedacinho tem que provar. Outro costume local é comer pistachos frescos e  crus, sem torrar, na rua mesmo. Também achei bem gostoso.

doces arabes
Geralmente, os doces árabes são feitos com nozes, castanhas e mel. Foto: Lucila Runnacles
Doces árabes
Doces árabes

Eu gosto muito da culinária árabe. A minha preferida mesmo é a turca, que também tem fortes influencias árabes.

Gostou do Líbano? Então não perca este post sobre os lugares turísticos de Beirute.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *