Mérida, península mexicana de Yucatán

Mérida, México
A tranquila cidade de Mérida é um bom lugar para descansar

Visitar Mérida é como estar em uma cidade do interior. Tudo gira em torno da praça principal e da catedral. Aos domingos, tem feira na praça, barraquinhas, bagunça, comércio, vizinhos colocando a fofoca em dia, crianças brincando, idosos conversando e turistas passeando. Não perca a feira na frente da catedral. Os comerciantes são os que fabricam seu próprio artesanato e bordam as roupas que vendem ali. Esse é um bom lugar para barganhar e comprar presentes.

Eu adorei essas cadeirinhas que eles chamam de ¨namoradeiras¨
Eu adorei essas cadeirinhas que eles chamam de ¨namoradeiras¨

Também aos domingos, a Av. Montejo, principal avenida da cidade, é fechada ao trânsito e as pessoas podem alugar bicicletas, por um preço bem em conta, passear e se divertir com a família ou amigos.

Pedalando pelas ruas de Merida com a minha amiga Cecilia
Pedalando pelas ruas de Merida com a minha amiga Cecilia

Eu, que adoro esporte, não perdi a oportunidade e percorri os 5 quilômetros da bici-rota. Curti a maneira diferente de conhecer essa parte da cidade, fora do centro histórico. Na Av. Montejo predominam belas casas, que no passado pertenceram à famílias muito ricas. Hoje em dia, esses imóveis bem conservados são sedes de vários bancos e grandes empresas.

Monumento à bandeira, na Av. Montejo. Foto: Lucila Runnacles
Monumento à bandeira, na Av. Montejo. Foto: Lucila Runnacles

Conhecer Mérida foi uma dessas gostosas surpresas que nem estava nos planos. Fui até lá porque a minha amiga Cecilia queria visitar as ruínas de Uxmal. Decidi acompanhá-la e não me arrependi. Perto dali também estive na praia Progresso (a 36 km de Mérida), mas, pra ser sincera, esse litoral não chega aos pés da costa da Riviera Maya, onde fica Playa del Carmén e Cancún.

merida, mexico

Outro passeio legal para fazer na região é nadar em algum cenote, cavernas que têm lago natural. É uma experiência incrível.

Como chegar
Mérida fica a 300 km de Cancún e a 357 km de Playa del Carmén. A companhia de ônibus ADO faz o trajeto Playa del Carmén e Cancún – Mérida. A cidade também tem aeroporto internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *