Arriba los mariachis!!


Comida boa, gente simpática e música divertida. Com essas três palavras poderia definir o México. Mas hoje vou falar somente de um gênero musical desse país, o mais famoso de todos, o mariachi. É que esse estilo mexicano acaba de ser escolhido, pela Unesco, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

Na minha viagem ao país azteca, vi muitos mariachis e conheci a Plaza Garibaldi no centro histórico do DF, ponto de encontro de diversos grupos que se reúnem durante as tardes e as noites para divertir turistas e locais. A concorrência é tão grande que o mais engraçado foi ver, antes de chegar na praça, vários mariachis em fila no meio da rua esperando que alguém contrate seus serviços para levá-los para algum evento. Cena semelhante a de mulheres que passam horas na beira da estrada à espera de algum cliente em qualquer lugar do mundo.

mariachis

Vestidos todos iguais, instrumentos em punho e com a voz afiada, os mariachis fazem a festa e são o destaque em qualquer evento. Eu presenciei um grupo no casamento da minha amiga Ruth, em Puebla. Eles animaram os convidados na saída da igreja e também durante a festa. Dancei e pulei junto com os convidados, afinal de contas, era um casamento no México.

Euzinha no meio dos mariachis

 

A tradição é que o público escolha a música. Na maioria dos casos é o homem quem presenteia sua amada, ou futura, com uma ou várias canções. Segundo me explicaram, os mariachis podem ser contratados por música ou por determinadas horas, as roupas geralmente são brancas ou pretas e quase sempre os grupos são formados somente por homens. Em festas, feiras, na rua, na verdade, qualquer esquina serve para uma serenata “a la mexicana”.

A paixão por isso é tão grande, que há 18 anos a cidade de Jalisco, em Guadalajara, promove o Festival Internacional de Mariachis. Um evento que preserva e divulga esse gênero musical que para orgulho de muitos mexicanos, acaba de virar Patrimônio da Humanidade!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>