Tradições de Ano Novo pelo mundo

reveillon

Mais um ano que termina… é tempo de fazer um balanço das coisas positivas, dos objetivos alcançados, das viagens feitas, e também é hora de fazer novos planos para o ano que começa!

Brasil
Para mim, Ano Novo é uma das festas mais emotivas. É a celebração que eu mais curto. Já tive a sorte de passar em vários países e conhecer diferentes tradições, mas até hoje não participei de uma tão legal como a do Brasil. Adoro ver todo mundo vestindo branco com os pés na areia, a galera segurando a taça na mão à espera da contagem regressiva.

simpatiasparaoreveillon
Foto: obaoba.com.br

Curto até mesmo pular onda, as oferendas para Iemanjá e fazer alguns pedidos para São Longuinho, é claro.

Espanha

puerta del sol madrid

Me considero uma “trota-mundos”, como chamam na Espanha alguém que viaja muito. Lembro de um Ano Novo que passei por lá. Em Madri é tradição se reunir na Puerta del Sol (no centro da cidade) para acompanhar as 12 badaladas. Até aí tudo bem. O difícil mesmo é comer as 12 uvas, uma a cada segundo, na hora da contagem regressiva. Segundo eles, isso dá sorte para o ano que começa. Eu tentei, mas  engasguei várias vezes. Acho que preciso treinar mais.

Itália
Outra lembrança de Réveillon no exterior foi a de 2010. Lembro que passei a virada na Sicília com a minha mãe. Jantamos num restaurante onde o pessoal estava muito animado, festa com serpentina e confete, champagne e muita comida. Tudo ótimo até a hora em que o garçom trouxe um prato enorme de lentilhas.

Foto: mdemulher.abril.com.br
Foto: mdemulher.abril.com.br

Detalhe, eu já tinha comido 4 pratos diferentes e até a sobremesa.
O moço explicou que na Itália todos comem isso no dia 31 de dezembro. É que as lentilhas simbolizam fartura e prosperidade. Pelo sim, pelo não, preferi comer pelo menos algumas colheradas.

Dinamarca
Adoro tradições e quanto mais bizzara melhor. Na Dinamarca, por exemplo, no último dia de dezembro é comum colocar pratos e copos quebrados na porta dos vizinhos.

Foto: viagem.br.msn.com
Foto: viagem.br.msn.com

Durante o ano eles guardam as louças quebradas pra isso. E parece que quanto mais pratos quebrados alguém tiver na sua porta, mais sortudo é, pois significa que ele tem mais amigos fiéis.

Filipinas
E as histórias não param por aí. Um amigo me contou que nas Filipinas, os objetos redondos trazem prosperidade porque são associados ao dinheiro e ao bem estar.

Por isso os filipinos comem 12 frutas redondas no dia do Ano Novo, cada fruta representa um mês do próximo ano.
Além disso, o pessoal também usa toalha de mesa e roupas com estampas de bolinha.

China

china cabelo
Foto: News cultural-china

Enquanto na China, muitos celebram o Ano Novo com uma limpeza geral nas suas casas, cortam o cabelo, e fecham suas contas. Acho que esse é um lindo gesto e uma boa maneira de começar um novo ciclo, né?

Argentina

Último dia de trabalho do ano, tem chuva de papel em Buenos Aires. Foto: NA/Infobae
Último dia de trabalho do ano, tem chuva de papel em Buenos Aires. Foto: NA/Infobae

Na Argentina tem uma tradição bacana, no último dia de trabalho do ano, o pessoal dos escritórios inunda a cidade com papéis picados. É uma chuva de papel; agendas, documentos, qualquer papel rasgado serve para jogar pela janela. Interpreto o gesto como algo para literalmente enterrar o ano que passou e esperar que o próximo seja melhor, né?

Só sei que com todos estes anos de andanças pelo mundo, uma coisa é certa: eu adquiri novos rituais, mas continuo com alguns bem brasileiros, como pular 7 ondas (quando tenho a sorte de passar a virada na praia), escolher a cor de uma calcinha nova (cada cor tem um significado), e comer 3 uvas (ainda bem que não são 12, como na Espanha), e pedir 3 desejos!! Sempre faço isso.

Ah, já ia me esquecendo de uma nova superstição que adquiri graças à minha amiga Suzana, viajante como eu; depois da meia-noite dou uma volta na quarteirão arrastando uma mala.

Segundo ela, isso é garantia certa de que no próximo ano muitas viagens virão!!

E você? Quais são as suas simpatias de fim de ano? Conhece alguma diferente e divertida? Então, compartilhe aqui com os outros leitores do blog.

Feliz Ano Novo, galera!!

2 Comments

  • HAHAHA Che Toba, espero que vc tenha conseguido, pelo menos, dar uma volta com a sua mochila nas costas 🙂 Feliz ano pra e pra toda a sua família!!! Abraçosssss.

  • Tambein acho que ficar de branco com pés na areia é a melhor de tudas, mais um ponto para o Brasil. FELIZ 2014 e aquim nao posso dar uma volta de quarterao com a mala, teería que andar ums 9 km aprox, nao tenho rúa detras de minha casa, mais e boa ideia, vou dar um jeito pelo menos de sair de casa com ela pela porta em sinhal de viagem que se inicia. Abrazo amiga e desculpa meu portugues errado

Comments are closed.