Essaouira, um oásis na costa do Marrocos

essaouira

Para os que procuram tranquilidade e um pouco de sossego, longe da eufórica Praça Djemaa el Fna de Marrakesh, a cidade litorânea de Essaouira é puro charme, calma e beleza. E para os amantes dos esportes aquáticos, como o kitesurf e o surf, essa pequena localidade é perfeita. Com suas muralhas, uma bela medina (parte antiga), seu mar e outros encantos, não é à toa que a cidade também é conhecida como a “Pérola do Atlântico”.

Lembro que quando estive ali fiquei um pouco assustada logo ao chegar. Mal descíamos do ônibus, minha amiga e eu, e um grupo grande de pessoas vieram em nossa direção para oferecer alojamento; um puxava de um lado, outro mostrava fotos de um hotel enquanto mais um gritava em nosso ouvido. Como havia poucos turistas nessa época (fevereiro), fomos alvo fácil. A primeira impressão foi um pouco assustadora, mas aos poucos conseguimos dizer que já tínhamos reserva de hostel e que não precisaríamos das indicações. Ufa! O susto passou e depois até ríamos do episódio. Mas esse foi o único momento de mini-tensão, o resto da viagem foi puro relax, que era o que estávamos buscando.

essaouira muralha

Essaouira vale a visita por muitos motivos, entre eles que a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Começar o passeio pelas suas belas muralhas, que tem vista ao mar e apreciar o azul infinito de um lado, e as portas antigas, que dão passo à medina, do outro, é uma ótima oportunidade para descansar a mente e se deixar levar pelo agradável aroma da maresia que sopra por ali.

lucila runnacles
Fiquei horas ouvindo música e olhando o mar…

Outro ponto da cidade bastante frequentado é a Praça Moulay Hassan. Nessa região há vários cafés, restaurantes e pequenos hotéis. E no fim da manhã, eu recomendo apreciar a festa que as gaivotas fazem quando os barcos retornam ao porto abarrotados de peixes. Aliás, ali perto há uma concentração de restaurantes bem modestos; casinhas de madeira uma do lado da outra que oferecem peixe e frutos do mar fresquíssimos. Não deixe de saborear a sardinha na brasa ou o tahine de peixe, uma iguaria como poucas que já provei.

Para os amantes do surf e kitesurf, a praia de Essaouira é famosa por ter muito vento. Além disso, a areia fina e os cerca de 10km de extensão fazem do lugar um excelente point para a prática desses esportes.

A cidade também se destaca pelo famoso Festival Gnaoua, que acontece em junho. Grandes nomes da música africana e artistas internacionais passam por lá. Mais informações sobre o festival, http://www.festival-gnaoua.net/en

essaouira

Como chegar
Como a cidade não fica longe de Marrakesh (a 170 km), alguns preferem ir só para passar o dia, mas eu recomendo ficar pelo menos uma noite em Essaouira. De Marrakesh, há várias opções de ônibus que saem da rodoviária Supratours. Alguns mais diretos, como o CTM, que faz o trajeto em cerca de 2h30, e outros com várias paradas, que prolongam a chegada em até 4h. Outra alternativa é negociar com algum taxista uma ida até lá, mas isso só vale a pena se forem mais de duas pessoas no carro.