A Sardenha tem uma das praias mais lindas do mundo

Sardenha
A cor do mar na Sardenha é impressionante.

Mar azul turquesa, paisagens de tirar o fôlego e água tão transparente que dá até para ver os peixes nadando, assim são as praias da Sardenha, na Itália. Durante as minhas andanças pelo mundo conheci várias, mas não foram muitas que achei tão lindas, como as do Brasil, masssss as praias dessa ilha italiana realmente chamaram a minha atenção.

Na Sardenha, além de lugares exuberantes, também encontramos a hospitalidade italiana das pequenas cidades, muita natureza, grutas, bosques e uma comida saborosíssima.

alghero
O estilo gótico catalão das construções em Alghero são uma atração à parte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alghero é pequena, mas tem encanto. Não deixe de visitar o centro histórico e o porto, que ficam no final do calçadão. Ao entardecer, muita gente se reúne ali para ver o pôr do sol e depois passear pelos pequenos restaurantes, sorveterias e lojinhas de souvenir. Detalhe para as muralhas que rodeiam o centro histórico. A arquitetura em estilo gótico catalão das casas e dos monumentos é uma atração à parte.

Outro passeio interessante é visitar a Grotta di Nettuno, um dos mais lindos complexos de cavernas do país. E se a ideia é conhecer as praias, a minha recomendação é a “Le Bombarde”, uma das mais bonitas da região. Ela não é muito grande, mas tem charme com sua água cristalina e pedras rochosas. Mas o Oscar de beleza vai para “La Pelosa”, que fica na pequena cidade de Stintino, a 55 quilômetros ao norte de Alghero.

Sem exagero, essa é uma das praias mais lindas em que já estive. A cor do mar é impressionante. E o mais legal é que dá para caminhar e caminhar dentro do mar e a água sempre bate no joelho, é como nadar em uma piscina com alguns peixes por entre os dedos.

Desde Alghero é possível fazer uma viagem bate e volta, mas Stintino é tão lindo que eu recomendo passar alguns dias descansando por lá. Outra dica, os hotéis que ficam ao redor de “La Pelosa” são resorts e não são muito baratos. Para conseguir algo mais em conta é melhor procurar pequenas pousadas em Stintino.

Torre la Pelosa
Essa torre em estilo aragonês, construída em 1578, fica em frente da praia “La Pelosa”

Comida típica
Sou suspeita pra falar sobre a culinária italiana, porque é uma das minhas preferidas. Não deixe de provar o queijo pecorino sardo, feito com leite de ovelha.
Aproveite também para experimentar a bottarga, uma espécie de caviar prensado, salgado e seco. Um prato típico é macarrão com bottarga ralada.

Quando ir
O clima é mediterrâneo e durante o verão faz bastante calor, mas a brisa do mar ajuda a refrescar um pouco. A melhor época pra pegar uma praia é entre junho e outubro. Se você não curte muvuca, praias lotadas e preços altos, evite agosto que é quando todos os italianos tiram férias. De novembro a maio as temperaturas diminuem, mas não tanto, chegam a 7C mais ou menos.

Como ir
Da maioria das grandes cidades europeias é fácil e rápido chegar. A Sardenha tem três aeroportos: Fertilia-Alghero ao oeste da ilha; Cagliari ao sul; e Olbia ao norte. Várias companhias aéreas voam pra Sardenha, entre elas as low cost Ryanair, Easy Jet, entre outras.

Outra maneira de ir é de ferry, desde algumas cidades italianas; Genova, Civitavecchia ou Livorno. Mais informações sobre o ferry www.mobylines.com