Moçambique, a realização de um sonho

maputo moçambique
Eu, curtindo Maputo!

Depois de vários anos de sonhar, planejar e esperar, finalmente vim realizar outro projeto-sonho; viver por um tempo na África e fazer um voluntariado. Escolhi Moçambique como porta de entrada porque aqui se fala português e confesso que o fato do país ter praia, também influenciou bastante na minha escolha. 

Estou em Maputo, na casa da Thaís e do Emerson, uns amigos brasileiros, também jornalistas, que estão morando aqui. Eles me receberam muito bem e foi gostoso iniciar essa aventura ao lado deles, ganhanndo vários conselhos e tendo um cantinho aconchegante onde deitar o corpo depois das minhas longas caminhadas pela cidade.

moçambique

Pelos próximos cinco meses meus posts serão sobre Moçambique, sua gente, a gastronomia, lugares pitorescos e tudo o que for aparecendo no caminho. Se quiserem conhecer um pouco sobre esse belo país africano e sobre a minha experiência com o voluntariado, não percam os próximos posts!!

Outro dia conheci um fotógrafo muito simpático, na entrada do Jardim Botânico de Maputo. Depois de conversar com ele tive vontade de contar como foi e pensei em fazer uma série de posts que vou chamar de Personagens de Moçambique. Amanhã começo essa série e vou apresentar a vocês Américo Mbalate e a sua câmera reflex!!

Muito mais sobre Moçambique:

– Quais vacinas tomar antes de ir pra África
– Em Moçambique o tempo tem outro ritmo
– Voluntariado e turismo, volunturismo
– Viajar, felicidade + despedidas
– Capulana, uma identidade moçambicana
– Feliciano dos Santos, um visionário do Niassa
– Cervejas de Moçambique
– Ntxuva, o tal do xadrez africano
– Sufoco, viajar de chapa em Moçambique é isso
– Irmã Ferreira, um exemplo de mulher
– Danças típicas de Moçambique
– O que fazer em Maputo (a capital)

11 Comments

  • Ola Lucila! Super inspirador seu blog, e que experiencia de vida,hein?! Acho que todo mundo deveria, ao menos uma vez na vida, aventurar-se nesse tipo de experiencia. E tirar os sonhos do papel e torna-los realidade. Viajar nos faz ver o mundo e principalmente o nosso mundo com outros olhos. Boa viagem!
    Abracos,

    Sani
    Caindo no Mundo

  • Oi Lucila, está sendo muito bom acompanhar a sua descoberta de Moçambique, um lugar, sem dúvida, encantador, mesmo com todas suas desigualdades e contradições.
    Aproveite!

    • Oi, Sandra!
      Obrigada por passar por aqui e pela força. Saiba que vc foi uma das que me abriu as portas deste país, com todas as informações que vc compartilhou comigo, antes mesmo que eu chegasse aqui.
      Um bj grande!

  • Que ótimo viver uma experiencia assim Lucila.
    Outro dia, em uma viagem, conheci um rapaz em um aeroporto e sem nenhuma cerimônia depois de perguntar meu nome, me perguntou: o que você procura quando viaja? Fiquei pensando nisto.
    A verdadeira resposta e que quando viajamos com abertura, com sede, encontramos similaridades, diferenças, cultura, aprendizado, geografia, humanidade, situações, pessoas, encontramos a nos mesmos, tempo (que riqueza), reflexão (e tempo para reflexao) e um montão de outras coisas que podem mudar nossa vida. Boa viagem, bom projeto-sonho.

    • ¡Hola ! Lucila me encanto tu información pero esta muy cortito, sabes tengo que presentar un trabajo en la universidad en Perú sobre costumbres y danzas de Mozambique y me gustaría saber si tienes imágenes sobre este tema pero la redacción debe ser en portugués todo lo que encuentro esta en español. gracias y muy lindo tu viaje y sobre todo el propósito por lo te llevo por esos lares. Un abrazo

Comments are closed.