Onde ficar na Ilha de Moçambique

ilha de moçambique
Para conhecer a ilha, é preciso ter calma.

Bom, como prometi no post passado, também vou dar nomes de pousadas e alojamentos bacanas pra ficar na ilha. Eu fiquei hospedada no Pátio dos Quintalinhos , uma linda pousada, do italiano Gabriel. A casa é bem aconchegante e tem uma decoração cuidada.

Pra mim, o pátio de cima onde é servido o café da manhã é a melhor parte. E a pior, foi ter meu quarto bem de frente para a mesquita. Todos os dias as 4h da manhã as rezas de Allah Akbar me acordavam, e não foi uma sensação lá muito agradável. Não por nada, mas o som era muito alto e parecia que era eu que estava lá no meio da mesquita. Tirando isso, a estadia ali foi bacana.

patio dos quintalinhos
Adorei esse “sofá-barco” da pousada do Pátio dos Quintalinhos.

Para quem procura um alojamento mais econômico e quer conhecer outros mochileiros, o Hostel Ruby (ruby@themozambiqueisland.com) é uma boa opção. Me disseram que nos sábados costumam organizar festas animadas ali. E para os viajantes que procuram luxo e querem relaxar de verdade, o Villa Sands é uma pousada linda. Os quartos são bem decorados e no terraço tem uma piscina de frente para o mar.

E o melhor é que a diária não é tão cara, para os patamares de Moçambique. Já o luxo do luxo na ilha é o Terraço das Quitandas. Os seis quartos e a pousada têm uma decoração toda árabe. Além de uma bela vista ao mar, os hóspedes também podem curtir sessões de massagem, mas prepare-se para desembolsar uma diária de cerca de US$200 por pessoa.

villa sands
Terraço do Villa Sands. Lindo de mais!!

Outra praia paradisíaca que conheci nessa viagem foi Chocas, a 60 quilômetros da ilha. Areia branca e fofa, conchinhas e um mar de um azul impecável. Além disso, há pouca gente nessa praia, pelo menos quando estive lá. Na época colonial, esse lugar era muito frequentado pelos portugueses durante o verão.

praia de chocas nampula
A maravilhosa praia de Chocas é uma calma só.

Nessa praia dá pra chegar de carro, voltando da ilha pela estrada que vai a Nampula, dá uma hora mais ou menos. Outra opção é ir de barco desde a ilha, esse trajeto demora uns 40 minutos. A praia de Chocas é tão deserta e pouco explorada, por sorte, que há poucas opções de alojamento.

No meio da praia tem o Carrusca, com um belo restaurante de frente para o mar, também há hospedagem em bungalows e camping. E no fim da praia de Chocas tem o mega luxuoso Coral Lodge, 5 estrelas. O lugar é lindo, mas prepare o bolso, a diária (por pessoa) não sai por menos de US$420.

praia de chocas nampula
Nessa praia ainda há muitos corais e conchinhas.

Então, se você tiver a oportunidade de conhecer Moçambique, não deixe de ir ao norte. Vale muito a pena visitar Chocas e a Ilha de Moçambique!!

Mussiro
E uma curiosidade da ilha e da região norte de Moçambique é comum ver mulheres com o rosto pintado de branco com a máscara de mussiro. Um hábito antigo que vem da época em que a mulher tinha que ficar em casa à espera de encontrar um marido.

mussiro ilha de moçambique
Até as crianças usam a máscara de mussiro.

 

mascara de mussiro

Quando estive na ilha, um senhor me contou que antigamente só as mulheres virgens usavam essa máscara. O objetivo era ficar mais bonita para o futuro esposo. Hoje em dia, até crianças usam.

O mussiro é a raiz de uma planta de mesmo nome. Para fazer a pasta, primeiro tem que esfregar a raiz numa pedra e adicionar um pouco de água, e aos poucos a pasta vai se formando. Dizem que o produto ajuda a manter a pele bonita e jovem. Clique nesse link para ver um vídeo com o passo a passo de como se faz a máscara de mussiro.

2 Comments

  • ADORANDO ler teu blog e as dicas super 10….estamos indo viver por 2 anos e nao vejo a hora de conhecer esses lugares…valeu…

Comments are closed.