Capulana, uma identidade moçambicana

capulana moçambique

As mães costumam embrulhar e carregar os filhos nelas, enquanto outras mulheres preferem usar para enfeitar a cabeça ou cobrir as pernas. As mais vaidosas fazem vestidos, já os homens preferem as calças feitas de capulana.

Aqui em Moçambique para qualquer canto que olho vejo as coloridas, chamativas, estampadas e as multi-uso capulanas.

Lichinga
Mulher carrega criança embrulhada na capulana.

Pelas ruas, na estrada, nos bares, dentro dos chapas (transporte público), em qualquer lugar é comum ver as mulheres carregando seus filhos pequenos nas costas. Elas têm tanta prática que muitas trabalham com as crianças nas costas. Admirável! Aliás, acho que essa é uma maneira inteligente de ficar com o filho sempre por perto e ter as mãos livres para fazer outras coisas.

capulana moçambique

Nas minhas andanças por Moçambique fiquei sabendo que o fato das mulheres colocarem a capulana ao redor da cintura, como uma saia comprida, nas vilas ou nas áreas rurais, além de ser tradição também é uma questão de respeito.

capulana moçambique

Outra coisa curiosa que notei é que aqui a capulana está tão dentro da sociedade moçambicana que os meninos quando passam pelos ritos de iniciação, que inclui a circuncisão em algumas áreas do país, têm que se cobrir com a capulana por alguns dias. Segundo me disseram, dessa maneira os rapazes ficam protegidos e a roupa não aperta o membro masculino, que acabou de sofrer uma pequena cirurgia. Esses ritos acontecem em todo o país, mas têm mais força nas áreas rurais.

A capulana se parece um pouco com a nossa canga, aquela amiga inseparável das brasileiras na praia. Só que o tecido daqui é um pouco mais grosso que o do Brasil, e as estampas são bem diferentes.

capulana moçambique

Outro dia fui comprar minhas primeiras capulanas e confesso que fiquei mais de uma hora pra escolher. São todas tão lindas que fica difícil levar só algumas. Aliás, ontem fui ao mercado de Sanjala, aqui em Lichinga, buscar a calça de capulana que mandei fazer. Ficou linda, não acham?

capulana moçambique

Em Maputo, um dos lugares mais famosos que vende capulana é na loja “O Elefante”, na frente do mercado central, na Baixa. Há centenas delas pra escolher.

Também me contaram que o modo que as mulheres amarram esse tecido mostra de que parte do país elas são. No norte, por exemplo, elas costumam usar uma na cintura, e outro pano da mesma estampa é amarrado na cabeça. E as mulheres do sul, só usam a capulana na cintura.

Ah, o uso da capulana não é exclusividade de Moçambique. Os países com maior tradição na fabricação são Nigéria e Tanzânia, que também utilizam muito o tecido, além de outros países africanos.

5 Comments

  • Eu tambem gosto muito de veste de capulanas tenho muitos vestidos de capulanas isso e ser moçambicano de verdade.

  • Adorei a materia.
    Sou encantada pelas capulanas.
    Posso pinar sua imagem das capulanas?
    Obrigada

    • Claro que pode, Rosangela. Que bom que gostou do post. Eu amoooo as capulanas e por sorte trouxe algumas de Moçambique que viraram peças de roupa e outras decoram meu apê 😉 Abraços!!

Comments are closed.