Blog Trip Monte Hermoso, na costa atlântica argentina

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O slogan da cidade é “Monte Hermoso de sol a sol”, bem convidativo, né? Quando me disseram que esse lugar tinha praia e que dava pra andar a cavalo na areia, só me restou ir até lá para conferir! Sou fanática por praias, até mesmo no inverno. No fim de semana passado arrumei a mochila e parti para outro blog trip (viagem organizada para blogueiros), junto com outros colegas argentinos da Red Viajar (Red Argentina de Bloggers de Viaje); Nico Pasiecznik, Wenceslao Bottaro, Walter de Boever e Jorge Gobbi.

bloggers
Os blogueiros; Jorge, euzinha, Nico, Che Toba e Wenceslao

Monte Hermoso fica ao sul de Buenos Aires, a 650km, quase chegando na cidade de Bahia Blanca. A costa argentina não é famosa por suas belas praias nem por ter mar quentinho, mas Monte Hermoso superou as minhas expectativas. São 32 km de praia, com uma faixa de areia tão grande que dá pra jogar futebol, frescobol, vôlei e o que quiser.

A gente passou só um fim de semana lá, mas conseguimos fazer muita coisa em 48 horas. Achei a cidade super cultural, tem 3 museus, para uma população de somente 8 mil habitantes. Subi num farol que me deixou ver a cidade inteira e um mar quase infinito.

monte hermoso

Pra mim, os pontos altos da viagem foram dois. O primeiro foi cavalgar pela areia. Curti cada segundo dessa aventura. Depois de um churrasco saboroso nessa pitoresca chácara da família Dufour, partimos para a cavalgada.

monte hermoso

Foto: Nico Pasiecnick
Foto: Nico Pasiecnick
Foto: Che Toba
Foto: Che Toba

Por sorte, me deram um cavalo mega obediente e potente. Quase uma hora de puro prazer, cavalgando, apreciando a vista e conversando com os outros blogueiros até chegarmos a Laguna Sauce Grande. Muitos locais e turistas pescam por ali. Pena que o dia estava nublado e o bom tempo não nos acompanhou, mas deu pra aproveitar mesmo assim.

Laguna Sauce Grande
Laguna Sauce Grande

Além desse passeio, também é possível fazer cavalgadas mais longas até a desembocadura do Rio de los Sauces, onde o rio encontra o mar. Ali dá pra avistar várias aves, inclusive muitos flamingos. Essa excursão dura 4 horas.

Foto: Che Toba
Foto: Che Toba

O segundo ponto alto foi ter subido no Farol Recalada, adoro vista das alturas. Depois de encarar 331 degraus, não recomendados para preguiçosos e fumantes, a recompensa chegou; uma vista de 360º graus do balneário e do marzão.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Esse farol é o mais alto da América Latina em estrutura aberta e construído em ferro, tem 67 metros de altura. Além disso, o farol continua em uso e a sua lente é uma atração à parte. Na parte de baixo fica o pequeno Museu Naval da cidade.

monte hermoso

Outra coisa que me chamou a atenção, algo que eu não poderia imaginar encontrar numa praia, um sítio arqueológico. Pegadas humanas, de aves e de mamíferos marcados em uma rocha. Estima-se que estejam ali há 7 mil anos.

monte hermoso monte hermoso

 

Como essa rocha está no meio da areia, o lugar só fica visível quando a maré está baixa. Nesse local também encotraram ferramentas e ossos fossilizados. Quem estiver interessado pode visitar o sítio. Diariamente um grupo de profissionais apaixonados pelo seu trabalho se revezam para fazer visitas guiadas pelo local, que também é chamado de “pisadero”, em referência às pisadas (pegadas).

monte hermoso

monte hermoso

Para os fanáticos por conchinhas, como eu, toda essa região do sítio arqueológico, que tem cerca de um quilômetro de extensão, é uma reserva natural. Por isso dá pra ver milhares de conchinhas e grandes caracóis espalhados por ali.

monte hermoso

Como a extensão de praia é muito grande, outro atrativo é fazer passeios em 4×4 ou em quadriciclos pelas dunas. Nada mal para ver o pôr do sol, né?

Ah, já ia esquecendo de contar que achei esse balneário super “perro friendly”. Encontrei muitos cachorros por lá, todos mansinhos. Acho que os perros argentinos são espertos e sabem escolher bem onde morar.

monte hermoso

Museus
Além do Museu Naval, no farol, Monte Hermoso conta com outros dois. O Museu Histórico Municipal (Av. Bahia Blanca) é muito interessante.

monte hermoso

Ali dá pra conhecer toda a história dessa localidade e apreciar objetos de antigos moradores; rádios, cadeira de barbeiro, louças, móveis, fotos, etc. O outro museu é o de Ciências Naturais (Calle Jose de San Martin), que reúne peças arqueológicas e alguns animais empalhados.

Quando ir
A temporada alta é como no Brasil, vai de dezembro a fevereiro. Durante esse período as temperaturas são elevadas e o balneário fica lotado. Eu fui em maio, então não deu pra entrar no mar, mas dizem que as praias de Monte Hermoso são conhecidas pelas suas águas cálidas. O mar chega a ter temperaturas de 25ºC.
Para quem quiser evitar preços altos e muita gente, de março a maio, e de setembro a dezembro, pode ser uma boa época para curtir esse lugar com mais tranquilidade. Detalhe, durante o inverno as temperaturas são bastante baixas. Um bom agasalho é indispensável.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Como chegar
Monte Hermoso fica a 650 km de Buenos Aires. Várias empresas de ônibus saem da Rodoviária de Retiro e fazem o trajeto, que dura cerca de 8 horas. Outra alternativa é ir de avião até Bahia Blanca (1h20 de voo), com a Aerolíneas Argentinas. De Bahia Blanca são 100 km até Monte Hermoso.

Acomodação
Pra quem quiser descansar e curtir uns dias de muita tranquilidade, tem várias opções de alojamento. Desde campings perto da praia, hotéis no centro a cabanas confortáveis, com direito a piscina e muita tranquilidade, longe do burburinho.

Cabañas El Secreto
Cabañas El Secreto
Cabañas El Secreto
Cabañas El Secreto

Eu fiquei hospedada nas Cabañas El Secreto e curti. O bairro é muito tranquilo e fica num lugar cheio de árvores. Os apartamentos são bem grandes, aconchegantes e têm cozinha. Além disso, o lugar tem piscina e conta com o assessoramento da simpática Angie, que ajuda a organizar várias atividades legais pra fazer na praia e na cidade.

Onde comer
Durante o blog trip eu comi em dois restaurantes que recomendo. Para um jantar com pratos diferentes e porções bem servidas, o Alquimia (Calle Valle Encantando y Av. Majluf) é uma boa pedida. Não deixe de provar o frango com amêndoas e mostarda, e de sobremesa as peras ao vinho com sorvete, delícia total. Para um almoço caseiro, o restaurante Doña Pasta (Av. Faro Recalada y Av. Patagonia) é ideal. As pastas são a especialidade da casa, vale provar o ravioli recheado de peixe.

Mais informações sobre Monte Hermoso, http://montehermoso.gov.ar

Eu fiz esse blog trip a convite da Secretaria de Turismo de Monte Hermoso e das Cabañas El Secreto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *