Uma seleção de destinos argentinos

destinos argentinos

Com a chegada da Copa do Mundo, o futebol aqui na Argentina começa a fazer parte de qualquer roda de conversa. Volta e meia alguém me pergunta se vou assistir aos jogos e pra quem vou torcer? 🙂 E neguinho ainda acha que só porque estou morando aqui vou torcer pros hermanos, nananinanão!!

Entonces, aproveitando a ideia do Mundial 2014, o pessoal da Red Viajar, a rede de blogueiros de viagem da Argentina, da qual também faço parte, teve a ideia de lançar uma campanha para escolher uma seleção, mas não de jogadores, de cidades argentinas. O objetivo é que cada blogueiro monte um time com seus 11 lugares preferidos do país. Adorei a ideia e cá estou contribuindo com o projeto #11Destinos.

Por incrível que pareça, ainda não conheço muitos lugares da Argentina, mas já tenho os meus preferidos e outros que quero muito conhecer. Não sou técnica de time algum, mas quero dividir com vocês a minha seleção. Simbora bater esse bolão?

1. Buenos Aires
jd botanico

Alguma dúvida de que a capital portenha ia ser a primeira? Moro aqui há quase três anos e quase todos os dias descubro coisas diferentes pra fazer. Adoro caminhar e me perder pelas ruas de San Telmo, ler um livro tranquilamente no Jardim Botânico, ou tomar um sorvete de sambayón em algumas das centenas de sorveterias da cidade, entre tantas outras coisas. Mais sobre o Jardim Botânico neste post.

2. Sierra de la Ventana
Sierra de la ventana
Eu gosto muito de atividades ao ar livre e caminhadas, e Sierra de la Ventana é um destino perfeito para isso. A 570 km de Buenos Aires, essa região montanhosa é um prato cheio para quem curte trekking. O ponto alto da visita é chegar no topo da montanha, onde fica essa janela natural feita de pedras. A caminhada é levemente puxada, dura umas 4 horas pra subir e descer, mas a vista é alucinante.

3. Rosario
Rosario

E já que a ideia surgiu por conta da Copa do Mundo, não custa lembrar que o atual queridinho do futebol argentino, o Messi, é de Rosario. O que achei mais bacana desse lugar é que a cidade fica ao lado do rio, e passear pela costanera de bicicleta é uma delícia.

4. Córdoba
Cordoba

Essa é a cidade da minha mãe. Sim, meus pais são argentinos. Córdoba fica ao norte do país, a 700 km de Buenos Aires. O que eu mais gosto de lá é do sotaque dos cordobeses, algo muito particular. Além disso, eles têm fama de ser muito brincalhões e abertos, o que eu confirmo. Cada vez que vou pra Córdoba, não vou embora sem antes comer um delicioso lomito (sanduíche com carne fatiada bem fina)!! A cidade é bacana e seu maior atrativo está nas serras.

5. Salta
Salta

Continuando nossa rota pelo norte, chegamos a Salta, conhecida também como La Linda. Eu curti muito passear pela praça central, além das empanadas salteñas (de carne cortada a cuchillo). Em vez de carne moída, eles fazem com pedaços de carne e batata. Delícia!!

6. Purmamarca
purmamarca2

Mais ao norte da Argentina, chegamos a pequena cidade de Purmamarca, um tesouro para os mochileiros. A maior atração da região é o Cerro de Siete Colores, uma cadeia de montanhas coloridas. Além disso, é uma delícia conhecer os outros pequenos povoados da região, fazer caminhadas e curtir a tranquilidade de cidade do interior, onde todo mundo se reúne na praça pra tomar chimarrão e tocar violão.

7. Tilcara
Tilcara

Esse é outro lugar que visitei quando estive no norte. Bem pertinho de Purmamarca, também na Quebrada del Humauaca, fica Tilcara. Nessa região bem árida, a beleza fica por conta dos cáctus e da simpatia dos locais. Não deixe de conhecer o Pulcará, uma fortaleza construída pelos tilcarenhos. Lembro que fiquei horas sentadas lá em cima, ao lado dessa pirâmide, admirando a paisagem.

8. Mendoza
mendoza

Girando a bússola para o sul, quero incluir Mendoza. Quando estive lá, adorei passear pelas vinícolas que ficam ao redor da cidade, andar a cavalo pelas fazendas e fazer rafting nas águas de degelo da Cordilheira dos Andes. Qualquer lugar ali parece uma postal. Mais sobre Mendoza.

9. San Rafaelsan rafael

Foto: Paul White

Quem visita Mendoza não pode deixar de conhecer o Canyon del Atuel que fica próximo de San Rafael. Esse é um caminho espetacular pra fazer de carro e apreciar a água verde esmeralda e as montanhas desenhadas pelo vento. Se quiser saber mais sobre a região.

10. Bariloche
Como já disse no começo do post, ainda não conheço todos os lugares que gostaria da Argentina. Por isso, vou incluir dois que estão na minha wish list. O primeiro é Bariloche. Quero muito visitar a cidade no verão e fazer o circuito dos Siete Lagos.

11. Ushuaia
E já bem ao sul, outro destino que ainda quero ir é Ushuaia. Ver os imensos glaciares, conhecer os pinguins e chegar bem perto do “fim do mundo” está na minha listinha também.

12. ???
Bom, o reserva eu vou deixar em branco pra que você me ajude com a escalação da nossa seleção de destinos argentinos, tá? Me conta que cidade você incluiria e o porquê.

11 Comments

  • Me gustó la selección. Super diferente a la que armé para Teleaire. Habrá que visitar uno a uno las propuestas de cada uno respectivamente ¿no? 😉

  • Bonito blog. Te faltó Cataratas del Iguazú entre los 11 primeros.
    Entre los “suplentes” tendrías que tener en cuenta: Villa Traful y Villa la Angostura, ambas en la provincia de Neuquen, pero a unos pocos kilómetros de Bariloche.

    • Oi Sergio
      Gracias x participar del seleccionado. Sí, ya necesitaríamos muuuuchos suplentes para poner todas las ciudades de Argentina que nos gustan!! Saludos.

  • I liked the list, specially that you added Sierra de la Ventana, wich is a nice destiny but not often visited by international tourist. In my opinion, destiny 11 should be Tucumán, the independence bassinet! It’s a old but very nice city, the access door to the argentinian North. Nice blog, greetings from Arg!!

    Gustavo G.

    • Hola Gustavo
      Gracias x la visita y por ayudarme a armar el listado de los 11 Destinos Argentinos. Sabés que aún no conozco Tucumán? Ojalá en algún momento pueda ir para allá tmb. Saludos y volvé siempre para leer las nuevas aventuras!!

  • Bem aí Garota!!!, Rosario é uma grande ciudade para conhecer quem gusta do turismo urbano. Boa seleccao no número 11 eu coloco Esteros del Iberá, coloque no seu Wish List

    • Eu também gostei muito dos Esteros de Iberá. Acho que é um otimo destino para a primaveira ou antes do inverno (no verao tem muitos outros destinos para escolher também), com meninos ou nao, com dinheiro ou nao… uma boa opcao para todos!

      • Oi, Gustavo
        Pelo jeito Esteros del Iberá é um dos lugares preferidos dos argentinos. Já anotei na lista. Obrigada pela dica!!

Comments are closed.