Museu Oscar Niemeyer

 

Nunca melhor dito, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é a menina dos olhos de Curitiba. Mais conhecido como “Museu do Olho”, esse é um dos pontos obrigatórios de parada para quem visita a capital paranaense.

Chamativa e futurista, assim como as outras obras do arquiteto mais famoso do Brasil, com seu olho gigante, o MON chama a atenção de quem passa pelo bairro Centro Cívico. Desta última vez que estive em Curitiba resolvi que já tinha passado da hora de conhecer o famoso museu. Além da beleza do entorno onde o prédio foi construído, e do impactante olho, o que mais gostei foi da luminosidade das salas; muito branco, janelões e o sol entrando para iluminar ainda mais as obras.

Foto: Esteban Mazzoncini

 

Foto: Esteban Mazzoncini

São três pisos. Só o primeiro andar tem nove salas. O museu é enorme, tem cerca de 17 mil metros quadrados de área de exposição, várias salas, auditório e cafeteria. O subsolo, o Espaço Niemeyer, é reservado para uma exposição permanente de fotos, maquetes e projetos do arquiteto.

MON (9)

MON (3) MON (6)

Além disso, o edifício também conta com um pátio de esculturas, com várias obras ao ar livre. O MON foi inaugurado em 2002, e parte das instalações de uma antiga escola, que também foi um projeto antigo do Oscar Niemeyer, foram aproveitadas.

O acervo do museu tem ao redor de duas mil obras. Ali é possível encontrar peças de artistas paranaenses, como Alfredo Andersen e Guido Viaro, além de obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, entre outros.

MON (2)

O olho
O grande olho é um anexo, que tem 70 metros de comprimento apoiado em uma torre de 21 metros de altura. Como essa parte foi anexada posteriormente, uma passagem subterrânea – um corredor branco e extenso – une os dois edifícios.

MON (5)

O mais engraçado é que achei o olho muito mais chamativo e bonito do lado de fora do que por dentro. O museu é grande e sempre tem várias exposições ao mesmo tempo. Por isso, vale reservar umas duas horas para ver tudo com calma.

MON (4)

Maquete do museu
Maquete do museu

Dica
Todo primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita, e nas terças o museu fica aberto até às 20h (com entrada gratuita das 18h às 20h). Outra dica é que o ônibus da Linha Turismo de Curitiba tem uma parada no MON.

Serviço:
O MON fica na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Professores e estudantes pagam meia entrada.

MON (1)

Mais posts sobre Curitiba:
Passeio de bicicleta por graffitis e murais
Como ir do aeroporto ao centro
Boia cross no rio Nhundiaquara
Pontos turísticos de Curitiba

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *