Santiago de Cuba e arredores

cuba (5)

Depois de visitar Santiago, uma das cidade mais importantes de Cuba, é hora de conhecer as atrações que ficam ali perto. Muita gente me pergunta quantos dias são suficientes para conhecer a cidade. Eu diria que três é um número perfeito; dois para passear tranquilamente e visitar alguns museus, e mais um para visitar outros pontos que ficam fora da cidade. Confira quais são esses lugares neste post.

Arredores

Castelo
Castelo de San Pedro

 

                                          

Pertinho de Santiago (a 12 km) fica o Castelo do Morro ou Castillo de San Pedro de la Roca, que é Patrimônio da Humanidade. Essa fortificação foi desenhada em 1587 para defender a cidade dos piratas. Do lado de dentro se tem ótimas vistas da região. Eu cheguei lá de táxi. Acertei o preço com um motorista que nos levou e ficou esperando tranquilamente do lado de fora.

Outro passeio possível, eu  não fiz mas me recomendaram, é conhecer o Cayo Granma, que dá pra ver do castelo. Nessa pequena ilha a vegetação divide espaço com alguns pescadores que moram em pequenas casas com tetos vermelhos.

Outra opção é visitar o Parque Baconao, Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera da Unesco, que fica a 20 quilômetros de Santiago. Nesses cerca de 800 quilômetros quadrados de vegetação é possível encontrar mais de 1.800 espécies de flora, além de raras espécies de aranhas e morcegos em extinção, e uma curiosa coleção de esculturas de dinossauros. A região também conta com pequenas praias onde a pesca e o mergulho são as principais atividades para o turista.

Informação turística

Essa é a rua comercial de Santiago, José A. Saco

Essa é a rua comercial de Santiago, José A. Saco

Para conseguir informação turística em Santiago vá até o Infotur (Centro de Informação Turística de Cuba). Achei esse o melhor lugar. O mais central está na frente do Parque del Césped (Calle Lacret, 701). Dá pra pegar mapas e dicas da cidade e, se a fila não estiver grande, dá até mesmo para bater papo com as pessoas que trabalham ali.

Circulando

Andar com de moto-táxi é fácil, barato e divertido
Andar de moto-táxi é fácil, barato e divertido


Para se locomover em Santiago uma boa pedida são as centenas de motos que circulam por lá. É só acenar com a mão, dizer o destino ao motorista, colocar o capacete e voar pelas ruas de Santiago! Com essa opção não vale a pena esperar pelos ônibus ou pegar táxi. As corridas de moto dentro da cidade custam muito pouco. Detalhe importante, não esqueça de acertar o preço antes de sair. Ah, e o mais legal é que eles aceitam a moeda local. Ou seja, sai bem baratinho.

Fui pra Santiago desde a Havana de ônibus, com a empresa para turistas Via Azul. A viagem é longa. O trajeto desde a Havana dura cerca de 15 horas. As estradas são meio precárias e volta e meia o ônibus tem que freiar para não atropelar animais no meio do caminho. Se você não tem pressa e quer percorrer boa parte do país observando suas paisagens, essa é uma boa opção.

Não esqueça de levar um agasalho, mesmo no verão, porque os motoristas colocam o ar condicionado bem forte e a viagem pode se transformar num belo sofrimento.

Alugar um carro também rola, mas já vou avisando que as estradas em Cuba não são muito boas e a sinalização é escassa. Outra opção para viajar até Santiago é pegar um avião. Cuba tem duas companhias aéreas, a Aero Caribbean e Cubana de Aviación.

Um vídeo (beeeem caseiro) que fiz quando estive em Cuba…assim você já vai vendo as belezas que vai encontrar por lá. A música é do grupo Los Aldeanos, rappers cubanos.


Outro post que escrevi sobre Santiago
10 motivos para conhecer Cuba

Você visitou Santiago e tem alguma dica para compartilhar com a gente aqui?

Quer saber o que fazer em Santiago? Confira neste post aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *