10 motivos para conhecer Cuba

cuba (4)

Cuba chama a atenção por muitas coisas; pelo comunismo, pela arquitetura, por suas praias, pela simpatia do seu povo, entre tantas outras. Eu vou dar só 10 razões pelas quais você deveria conhecer esse país caribenho e o resto fica com você, tá?

1. Conversar com locais 

cuba (9)

Converse com todas as pessoas possíveis durante a sua viagem. Os cubanos são muito abertos e adoram bater papo com os turistas. Apesar da grande dificuldade econômica, é incrível como eles vivem com muita alegria e otimismo. Garanto que toda conversa vai valer a pena, seja com garçons, vendedores, guias turísticos, taxistas, nos bares, praças, na rua, etc. Não fique calado e aproveite pra conhecer a cultura cubana mais a fundo dessa maneira.

2. Passear pelo Malecón  

cuba (13) cuba (15)
Esse era um dos meus sonhos, pisar no Malecón. Ao caminhar por ali fica mais fácil entender o dia a dia dos cubanos; como eles se divertem, a sua calma e o modo como encaram suas dificuldades e alegrias;

3. Provar chocolate no Museo del Chocolate

cuba

Sou suspeita pra falar, porque amo chocolate. Esse é um lugar super bacana na Havana pra dar uma paradinha e saborerar uma deliciosa xícara de chocolate quente ou um refrescante copo de achocolatado em pó. Sabe aquele sabor forte de chocolate? Lá você encontra. O bar e museu fica na esquina das ruas Amargura e Mercaderes, no centro histórico.

4. Tomar um (vários) mojito(s)

© Mochila Cult

É um pouco clichê, concordo, mas quando visitar a Havana, não deixe de ir ao bar Bodeguita del Medio. É muito bacana ver como o barman prepara mais de 10 mojitos ao mesmo tempo e você vai bebendo um, dois, três…

5. Andar a cavalo

cuba (7)
Uma viagem a Cuba não está completa se você não conhecer também o interior so país. Na pequena Viñales, a 185km da Havana, tive a oportunidade de fazer uma cavalgada pelas plantações de tabaco pelo meio do campo. Não precisa nem dizer que amei o passeio!

6. Tomar banho no mar caribenho  

cuba (5)

cuba (6)

Uma das praias mais paradisíacas de Cuba é Cayo Levisa, a 50 km de Viñales. Mar azul, areia fina e 5 quilômetros de praia dão as boas vindas. Acho que não preciso falar mais nada, essas imagens já dizem tudo.

7. Fumar um charuto

cuba (8)

Sim, eu sei, charuto é forte pacas, mas como não dar umas pitadas num em Cuba? E por incrível que pareça, não achei tão forte assim. Provei um charuto que foi enrolado na hora, nas imediações de Viñales, e adorei.

8. Ficar hospedado na casa de algum cubano  

cuba (10) cuba (12)

Ficar num hotel sempre é fácil, desafio mesmo é conhecer uma cultura mais a fundo. E pra isso nada melhor do que ficar hospedado em casas particulares. Quando estive em Cuba, eu as identificava por um pequeno adesivo de cor azul colado perto da porta de entrada. Outra maneira de achar é perguntando aos locais, eles sempre vão ter alguma pra recomendar. Garanto que essa é uma das melhores experiências, porque os donos costumam viver nas mesmas casas que alugam os quartos. Só não vá esperando grande conforto. A graça de se hospedar nessas casas, além de pagar menos do que num hotel, é a oportunidade de conhecer como vive um cubano.

9. Dançar em Trinidad

cuba (2)

Se perca pelas ruas de paralelepípedo dessa cidade que transpira musicalidade. Ao entardecer, dance salsa com cubanos nas escadarias da praça principal. Tipo essas coisas que nem Mastercard paga.

10. Ser feliz

cuba (3)
Em Cuba é fácil ser feliz com pouco. Aliás, os cubanos são experts nisso; muitos ainda não têm acesso a internet, estão fora do mundo tecnológico, não têm chance de escolher marcas e produtos de comidas nos supermercados, entre muitas outras coisas, mas durante essa viagem eu pude ver como eles são felizes com o que têm, simplesmente com pouco. Se você também conseguir encontrar isso por lá, vai entender que a felicidade real é feita de outras pequenas coisas!!

Um vídeo (beeeem caseiro) que fiz quando estive em Cuba…assim você já vai vendo as belezas que vai encontrar por lá. A música é do grupo Los Aldeanos, rappers cubanos.

Tem mais posts sobre Cuba:
O que fazer em Santiago
O que visitar nos arredores de Santiago

8 Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *