Usina del Arte

usina del arte (7) usina del arte (2)

Os amantes da música clássica tem um lugar especial pra visitar em Buenos Aires, a Usina del Arte. Antigamente, esse belo edifício foi uma indústria elétrica de uma empresa italiana no emblemático bairro de La Boca. Há poucos anos, o lugar foi todo restaurado e a região sul da capital portenha ganhou a primeira sala sinfônica da cidade.

O auditório principal tem capacidade para receber 1200 pessoas. A acústica do lugar é incrível. Duas coisas ajudam para isso, uma é a espessura de um metro das paredes, e a outra são os 40 refletores de madeira pendurados pelo salão. Todo o prédio tem 7.500 metros quadrados. Além do auditório principal, há outra sala menor para shows e eventos culturais.

Foto: Clarin.com.ar

Foto: Clarin.com.ar

Além dos dois salões para se deleitar com música clássica e outros estilos musicais, na minha opinião, o mais legal da Usina del Arte é a fachada de um prédio (construído deitado) que se reflete num espelho gigante.

usina del arte (6) usina del arte (4)

É muito bacana tirar fotos “pendurados” como se estivéssemos caindo de uma janela ou sacada. Se você visitar esse lugar, use a imaginação e divirta-se com essa escultura.

História
Construído em frente ao Rio de la Plata, a água do rio servia para gerar eletricidade através de turbinas a vapor, que depois era utilizada em boa parte da capital portenha, que naquele então era muito menor. O prédio de tijolos à vista em estilo florentino foi construído em 1916 pelo arquiteto italiano Giovanni Chiogna.

usina del arte (8) usina del arte (5)

Personalidades famosas do mundo artístico musical como, o diretor indiano Zubin Metha já se apresentaram na Usina del Arte. A maioria dos shows ali são gratuitos, por isso quando estiver em Buenos Aires aproveite para checar a programação.

E mesmo que você não assista nenhum concerto, vale a pena visitar o lugar e fazer a visita guiada gratuita, que acontece nos fins de semana e feriados das 11h às 17h. As visitas são feitas em espanhol e falam sobre a história e arquitetura do edifício.

Serviço:
A Usina del Arte fica na Av. Pedro de Mendoza, 501, La Boca. O lugar abre diariamente das 11h às 17h. O ônibus de turismo da cidade tem parada lá (a número 6). Mais informações, http://usinadelarte.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *