O poder de influência dos blogs de viagem

africa
A gente queria saber o que os leitores procuram quando visitam um blog, se os blogs de viagem são fonte de inspiração, se as pessoas consultam blogs antes de escolher um destino pra ir de férias, entre outras dúvidas. Por isso resolvemos fazer uma enquete com mais de mil leitores para descobrir como eles consomem informação de turismo.

A enquete foi feita pela Red Viajar (Rede de blogueiros da Argentina), da qual faço parte, e os resultados foram surpreendentes. Cerca de 93% dos internautas consultam blogs antes de sair de férias. Já não é segredo pra ninguém que os blogueiros ganham cada dia mais espaço na internet e ajudam a influenciar pessoas a tomar decisões.

Esse poder de influência também foi constatado na pesquisa quando os participantes afirmaram que 43% consultam de 1 a 3 blogs antes de decidir seu próximo destino de férias. E 32% chega a pesquisar informação em até 6 blogs quando procura inspiração para viajar.

Onde os internautas buscam informação sobre turismo? De acordo com a enquete, 88% acessa blogs de viagem, 55% prefere entrar nos sites oficiais de turismo e 38% costuma consultar o Facebook. Meios mais tradicionais aparecem em seguida com 33% para as revistas de turismo e 29% para os jornais impressos.

Recomendações gerais (89%) é o que o público mais busca quando entra num blog de viagem. Em seguida, os assuntos mais buscados são excursões e passeios (78%). Lugares históricos (54%) também aparecem nas preferências dos entrevistados, seguidos pelas informações sobre hotéis (50%) e dicas sobre restaurantes e gastronomia (39%).

cumana buenos aires
O restaurante Cumaná tem um ambiente acolhedor para as tardes de mate. Foto: Lucila Runnacles

 

Nós ficamos super felizes com a grande participação e com a repercussão da enquete que acabamos apresentando isso no III Encontro da Red Viajar em Buenos Aires. Eu e o blogueiro argentino Wenceslao Bottaro, do blog Blucansendel, demos uma palestra sobre os resultados dessa pesquisa inédita feita na Argentina e sobre o poder de influência dos blogs.

Eu e o Wenceslao durante a palestra
Eu e o Wenceslao durante a palestra

redviajar

A pesquisa ficou online em vários blogs da Red Viajar do dia 2 a 28 de agosto de 2014 e 1051 pessoas participaram da enquete.

Se quiser, também dá pra ver o vídeo da apresentação aqui (em espanhol).

O III Encontro da Red Viajar foi no Hotel Pestana e contou com o patrocínio do Viajo Bien e da Assist-Med.

2 Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *