Jardim Botânico, ótimo lugar para descansar

Outro lugar que conheci faz pouco é o Jardim Botânico de Buenos Aires. Eu sempre passava na frente, mas nunca tinha entrado. Dia desses decidi que já tinha passado da hora de conhecer, aproveitei que tinha uma visita guiada e lá fui eu.

Jardim Botanico

O parque está bem cuidado, tem árvores e flores de vários continentes, além de várias estátuas, acho que são 27, que dão um ar assim meio parisino. Aliás, a estufa em estilo “art nouveau” de vidro e ferro foi trazida diretamente da França em 1990.

O edifício central também é muito bonito. No passado, foi residência e hoje é a sede da administração do parque. O lugar tem um espaço para exposições de arte e uma biblioteca para crianças.

Jardim Botanico

Eu não sou muito chegada em plantas e flores, confesso, mas gosto de parques para relaxar, ler um livro ou simplesmente sentar e pensar na vida…bom, e às vezes não pensar em nada mesmo. Durante essa visita tive uma alegre surpresa, fui apresentada à planta de erva-mate.

Ela é uma velha conhecida, que me acompanha nas tardes quando tomo chá de mate cocido, mas eu nunca tinha visto a planta em si. É uma árvore que pode atingir até 15 metros de altura. Dizem que há várias espécies, mas a única autorizada para o consumo é essa, a Ilex paraguariensis. Aliás, o Brasil é o maior produtor de erva-mate do mundo, seguido da Argentina.

 

Outra planta diferente que conheci foi essa que tem uma folha grande e é toda furadinha. Gostei do nome; costela de Adão. No Jardim Botânico também tem um borboletário. Centenas de flores coloridas fazem a alegria desse inseto, que me contaram vive só por um mês, depois que vira borboleta. Algumas vezes pensei em ser borboleta na próxima vida, mas agora que soube que elas vivem tão pouco, mudei de ideia na hora! 😉

Jardim Botanico

Ah, também curti muito a história desta árvore, da espécie de Ginko Biloba. Ela é popularmente conhecida como a “árvore da vida”, porque foi a única que sobreviu a bomba de Hiroshima. No outono suas folhas ficam todas amareladas, é linda.

arvore hiroshima

Como vocês podem ver, Buenos Aires não se resume só a fazer compras, passear por Puerto Madero ou comer empanadas e carne. Acho que esses dois parques não deveriam ficar de fora da sua lista.

jardiim botanico

Serviço: Av. Santa Fé, 3951. Aberto de 3f a 6f, das 8h às 18h30; sábados, domingos e feriados, das 9.30 às 18h30. A entrada é gratuita. Os ônibus que param na frente são o 152, 39, 59, entre outros. A estação de metrô mais próxima é Plaza Italia. As visitas guiadas em espanhol são feitas nos fins de semana e feriados, às 10h30 e às 15h. Mais informações, www.jardinbotanico.gob.ar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *