Isla Saona, o paraíso dominicano

isla saona

Sabe quando você pensa em como seria uma praia bem caribenha? Esses momentos em que a gente viaja com o pensamento e quando vê está mergulhado num pensamento onde o mar é azul e transparente, a areia é fininha, tem poucas ondas, os coqueiros são infinitos e a única coisa que você consegue dizer é Uauuuuu!!

Foi exatamente assim que aconteceu comigo quando cheguei à Isla Saona, na República Dominicana. E eu não estava só imaginando. Eu estive lá, gente!! Não é à toa que esse é um dos lugares mais famosos da região.

isla saona

A praia é um paraíso, mas não dá pra dormir lá. A ilha está dentro do Parque Nacional del Este, então as excursões são de bate e volta, mas garanto que passar algumas horas lá já vale a viagem. Ôoooo se vale.

A única maneira de chegar à ilha é de excursão. Saona fica a 1h30 navegando lentamente em catamarã desde Bayahibe. Ao redor das 9 da manhã a van passou pelo hotel e em 10 minutos já estávamos na praia de onde saem todas as embarcações que vão pra lá. Único detalhe chato é que enquanto esperávamos o resto do grupo chegar foi preciso muita paciência para driblar os vendedores ambulantes que literalmente grudam em você. Mas nada que um ¨no, muchas gracias,¨ dito com firmeza não ajude.

A navegação até lá a ilha demora cerca de 1h30, mas o passeio é tão gostoso que quase não dá vontade de descer do barco. Além disso, no catamarã tem aula de salsa e bachata, bebidas à vontade e um petisquinho durante o trajeto. Ah, e rola até um ¨Ai, se eu te pego¨, do Michel Teló. Enquanto o povo dançava na maior animação, eu preferi ficar curtindo a paisagem olhando aquele mar lindo e tomando sol na parte da frente do barco.

isla saona isla saona

Depois de muito descanso, meus olhos quase não acreditaram quando a gente foi se aproximando da ilha. É exatamente como vocês podem ver nas fotos. Eu juro que não estão retocadas, as cores são reais!!

isla saona isla saona

Em terra firme não tem muito pra fazer mais do que tomar sol, caminhar de uma ponta a outra, tomar sol, entrar no mar, descansar, tomar sol… A parte boa é que na excursão o almoço está incluído e as bebidas também. Você pode tomar água, cerveja, rum e refrigerante liberado. O almoço foi buffet e super gostoso. Tinha frango e peixe na brasa, algumas saladas, frutas e um dos abacaxis mais doces que já comi até hoje.

isla saona

O que tem pra fazer depois do almoço? Mais do mesmo; tomar sol, caminhar, entrar no mar transparente, relaxar e admirar a paisagem. É férias, gente! Quem quer mais do que isso?

Enquanto você caminha pela areia fina vai encontrando muitos caracóis, muitos mesmo. Como a ilha está dentro de um parque nacional, é proibido levar qualquer coral pra casa. Aliás, a natureza agradece.

isla saona
Passamos cerca de 4h na ilha. A volta foi de lancha rápida, com direito a uma parada em La Palmilla, uma piscina natural. Esse lugar é famoso pelas suas águas calmas e pelas estrelas do mar. Sinceramente, eu achei que ia encontrar muitas mesmo, mas vi bem poucas. Acredito que elas são espertas e como sabem que todas as embarcações param por ali, elas acabam fugindo.

isla saona

Algumas pessoas da excursão encontraram uma ou outra estrela e todo mundo aproveitou pra tirar foto com a mesma. O detalhe é que a estrela do mar respira por um orifício na parte de cima, então não dá pra deixar a pobre muito tempo fora da água porque ela pode morrer rapidamente. Achei legal porque o guia nos contou isso antes, então todo mundo respeitou e tirou a foto bem rápido. Afinal de contas, todo mundo quer ver estrelas do mar no mar.

Depois dessa parada, voltamos diratemente para Bayahibe na lancha rápida. Enquanto o mar e o vento batiam no meu rosto, eu ainda pensava no maravilhoso lugar que tinha acabado de cohecer. As praias da República Dominicana são bonitas, mas acredite que nada é tão perfeito como a Isla Saona.

isla saona

Como chegar
Todas as embarcações que vão para a Isla Saona saem do atracadouro de Bayahibe, a 10 minutos dali. Quem sai de Punta Cana tem que ir até Bayahibe (1h30 a mais de ônibus ou de carro). Por isso, se você estiver indeciso entre ficar em Punta Cana ou Bayahibe, taí uma boa dica.
O trajeto pode ser feito ida em catamarã e volta em lancha rápida ou vice-versa, depende da agência e do guia. Antes de fechar com algum tour, pergunte quanto tempo vocês vão passar na ilha realmente, já que esse é o lugar mais bonito.

Quanto custa
Eu fiz esse passeio com a Otium Tour e recomendo. A agência foi pontual, os serviços foram muito bons e a comida excelente. O custo é de US$ 89 dólares por pessoa. O tour vai das 9h até às 17h30 mais ou menos. O preço inclui almoço buffet, bebidas à vontade e transfer até o hotel ida e volta.

A excursão a Ilha Saona foi uma cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post.

Join the Conversation

10 Comments

Participe e deixe seu comentário

  1. says: Tuany

    Oi Lucila, também tive a oportunidade de viajar para este local paradisíaco.
    É muito lindo mesmo, e até difícil registrar em fotos a beleza do local.
    Se quiser dar uma passada em meu blog, também fiz outros passeios em Punta Cana:
    amornabagagem.com/ilha-saona-punta-cana

  2. says: Lucila

    Oi Peterson. Que pena que na Otium não tenha mais os preços no site. De qualq. maneira, tem várias empresas que oferecem as mesmas excursões. Acho que não precisa comprar antecipadamente. Tenho a teoria de que negociar na hora sempre dá melhor resultado 🙂 Nos hotéis grandes tem agentes de várias empresas vendendo as excursões. O preço vai variar dependendo da embarcação e do tipo de almoço. O que mais recomendo perguntar é qtas horas vcs vão ficar na ilha, porque essa é a parte mais linda. Boa sorte e aproveite muito a Isla Saona que é maravilhosa!!

  3. says: Peterson

    Olá!
    Sobre os passeios, vi que o Isla Saona você ganhou..
    O que acha melhor para os passeios?
    Comprar antecipadamente aqui no Brasil? Negociar na hora?
    Encontrei passeios na Decolar e Aviator.com
    Como ver os preços e opções da Otium? (no site não tem preço)

    valew! abraço!

  4. says: Lucila

    Oi Matheus, quanto a melhor época pra ir é você que decide. No comentário anterior eu escrevi quais eram as épocas de chuva e de alta temporada. Sobre dividir no cartão, isso eu não sei. Quando você entrar no Booking, tem que ver o que eles oferecem. Boa viagem pra você!!

  5. says: Mateus de Lima

    Venho lhe pedir uma grande favor,qual e a melhor epoca para eu viajar com minha familia,a Punta Cana,custo e beneficio.
    Atendendo a sua indicaçaõ,eu vou fazer reserva com o booking,voce sabe se posso pagar em quantas vezes no cartaõ de credito,
    Mateus de Lima

  6. says: Lucila

    Oi Matheus. A alta temporada em Punta Cana vai de dezembro a abril (época em que chove menos). A temporada de furacões costuma ser entre julho e novembro, mas não é muito comum que chegue até Punta Cana.

    Sobre a quantidade de dinheiro pra levar, tudo vai depender de quanto você vai gastar em hotel e de que passeios vai querer fazer por lá. Se você for ficar num all inclusive, com certeza não vai gastar nada lá dentro, mas se quiser fazer passeios, tours e conhecer outras regiões da República Dominicana, aí já é diferente. Isso é algo extremamente pessoal. Abraços!

  7. says: Mateus de Lima

    Mais uma vez,Lucia,muito obrigado,voce pode me informat qual e a melhor epoca,isto e baixa temporada,por favor voce pode me orientar,quanto devo levar em $,bom dia,Mateus de Lima

  8. says: Lucila

    Olá Matheus. Eu não tenho como te indicar esse hotel exatamente porque eu fiquei em Bayahibe, que fica a 1h mais ou menos de Punta Cana. Conversei com pessoas que ficaram no Ibero Star de Bayahibe e todos disseram que é muito bom. Abraços.

  9. says: Mateus de Lima

    Gostei muito de sua orientaçaõ,eu vou a Punta Cana,voce me indica este resort que e 5 estrela…Iberostar Gran Hotel Bavaro,ficarei muito grato a voce eu moro no Rio de Janeiro,no Bairro Flamengo.
    Atenciosamente
    Mateus de Lima
    penhamateus@gmail.com