Punta Cana ou Bayahibe?

bayahibe

Pensando em passar uns dias nas praias da República Dominicana e não sabe se escolher Punta Cana ou Bayahibe? Eu sei, não é fácil escolher o hotel quando a oferta é muito grande. Eu tive muitas dúvidas antes de decidir o hotel onde passei 5 dias de férias com a minha mãe por lá.

Como eu também passei por esse aperto, resolvi escrever este post para tentar ajudar quem tem dúvidas parecidas. Vou explicar porque a gente acabou preferindo ficar em Bayahibe do que na badalada Punta Cana.

Bayahibe fica a cerca de 70 km de Punta Cana. Como esse lugar é menor e menos turístico, tem menos hotéis do que Punta Cana. Além disso, o mar dali é o Caribe. Já em P. Cana é o Atlântico. Não que as praias de Punta Cana não sejam bonitas, mas achei que o mar de Bayahibe era exatamente o que eu esperava de praias caribenhas. Ah, e como essa região é tipo uma pequena baía, de noite tem uma brisa deliciosa que você até precisa colocar um casaquinho. Ao contrário de Punta Cana onde me disseram que de noite o calor continua sufocante.

bayahibe

Em Bayahibe a praia é uma delícia, o mar é bem azul e tá cheio de coqueiros. Ok, a praia não é super plana e não tem uma faixa de areia enorme, mas dá para caminhar tranquilamente por lá e a melhor razão para escolher Bayahibe em vez de Punta Cana é que o sol se põe daquele lado. Imagina você tomando uma bebida refrescante enquanto aprecia esse espetáculo do céu que vai mudando de cor aos poucos. Acredite! Você não vai querer sair da praia antes do anoitecer.

bayahibe

Outro ponto positivo de ficar em Bayahibe é que o embarcadouro de onde saem os barcos que vão à Isla Saona partem dali (a 5 minutos de Bayahibe). Já quem está em Punta Cana, deve encarar cerca de 40 minutos de carro ou de ônibus até o atracadouro.

isla saona
Daqui saem as embarcações que vão para Saona

Além disso, as atrações Altos de Chavón (uma réplica de uma cidade medieval) e Casa de Campo (o complexo hoteleiro mais chique da região) ficam a poucos quilômetros de Bayahibe. E quem quiser fazer um bate e volta para conhecer a capital Santo Domingo, também está mais perto, são 2 horas de ônibus dali.

Bom, por todas essas razões a gente acabou escolhendo ficar em Bayahibe.

Como chegar
O aeroporto mais perto fica em La Romana, mas ele só recebe voos internacionais dos Estados Unidos. Do Brasil, os voos aterrisam no aeroporto de Punta Cana, que fica a uns 40 minutos de carro de Bayahibe.

Quando ir
O bom é que ali tem sol o ano todo. A alta temporada vai de dezembro a abril, época em que costuma chover menos. A época de furacão vai de junho a novembro, mas é difícil que os furacões passem exatamente por essa região.

Clima
Durante o dia faz bastante calor e o clima é muito úmido. Prepare-se para temperaturas que podem ultrapassar os 32ºC durante o dia, mas a parte boa é que em Bayahibe, durante a noite tem uma brisa fresca que pede até mesmo um casaquinho durante o verão. Os meses mais quentes vão de junho a setembro.

Onde ficar

Piscina do Catalonia Gran Dominicus
Piscina do Catalonia Gran Dominicus

Os grandes resorts estão na praia Dominicus. Eu fiquei hospedada 5 dias no Catalonia Gran Dominicus e conto neste post a minha experiência. Além desse hotel, ao lado fica o Iberostar (5 estrelas), e as outras opções são o Viva Wyndham e Be Live Canoa. Se quiser fazer uma reserva em um desses hotéis, é só entrar nos links e reservar pelo Booking. Você não paga a mais por isso e dessa maneira o Viagem Cult fica com uma pequena comissão para continuar com as viagens e com as atualizações do blog.

Visto
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana. Só precisam pagar uma taxa de US$10 no aeroporto.

Moeda
No país circula o peso dominicano, mas em muitos lugares eles aceitam dólar. Se você for passar mais de um dia em Santo Domingo, aconselho trocar pela moeda local, assim você sai ganhando na hora de fazer compras. E não custa avisar que a velha barganha também rola solta por lá. Não aceite o primeiro preço que te derem.

Distâncias
Bayahibe distancias

Como ir ou voltar do aeroporto
Para ir ao aeroporto de Punta Cana, na volta pra casa, nós usamos o transfer da Blue Travel  e foi perfeito; o motorista foi super atencioso e pontual. O trajeto do hotel de Bayahibe até o aeroporto foi de 40 minutos. O preço do transfer é de US$100 pela van (até 6 pessoas). Além de transfer, a Blue Travel também oferece várias excursões pela Repúbica Dominicana.

Mais informações sobre a República Dominicana, acesse o site de turismo oficial deles, godominicanrepublic.com/pt

10 Comments

  • Olá Vinicius
    Você pode contratar pela internet e assim já deixa tudo pronto para a sua chegada. Eu usei os serviços da Blue Travel para ir de Bayahibe ao aeroporto e foi tudo certinho. Eles tmb fazem o translado do aeroporto para Bayahibe. Se quiser contratá-los, dá uma olhada no link que está neste post. Abraços e boa viagem!

  • Bom dia vou a bayahibe dia 3 de fevereiro e estou em duvida como contratar o transfer do aeroporto de punta cana para la? Gostaria de chegar la com tudo ok ja!

  • Bayahibe é o caribe vale muito apena ficar por lá o mar é azul ja em punta cana a água é verde esmeralda e bem transparente muito linda também.
    Mas o azul de bayahibe enche os olhos e a oportunidade de passar mais tempo na ilha de saona. Aconselho dividir a estadia entre bayahibe e punta cana o catalonia bávaro tem hotel nas duas praias.

  • Olá Lucila.
    Estou planejando uma viagem para a República Dominicana e o seu artigo veio bem a calhar. Acho que já vou rever algumas coisas no meu roteiro.
    Parabéns pelo blog!

  • En unos meses voy a pasar unos días en Bayahibe y otros días en Punta Cana 🙂
    Voy a tener en cuenta esta información.

    Muito obrigada! 🙂
    (eu estudo português -desde o ano passado, pouco tempo-, mas não me atrevo a escrever :P)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *