Países que exigem visto de brasileiros

Arte: betavistos.com.br
Arte: betavistos.com.br

Quando preparamos uma viagem, uma das primeiras coisas que temos que fazer é verificar se os países que pretendemos visitar exigem ou não visto de entrada para brasileiros. Por sorte, cada vez menos países pedem esse documento e cada vez está mais fácil, para nós brasileiros, viajar pelo mundo sem tanta burocracia.

Para facilitar a vida, dei uma boa pesquisada para saber quais nações continuam pedindo o bendito visto de turista, mas não se desespere; tudo é uma questão de se organizar com tempo. Além disso, em muitos lugares os vistos são dados no próprio aeroporto de chegada, é a famosa “visa on arrival”.

Detalhes importantes

– Para conseguir o visto para qualquer país, não esqueça que o passaporte tem que ser válido por no mínimo 6 meses;

– Quando não há voos diretos até o destino que você planeja, veja se os países onde for fazer escala não exigem visto, como é o caso dos Estados Unidos. Alguns países pedem visto do turista mesmo que seja só para ficar no aeroporto (em trânsito);

– Atenção! Muitos países pedem o certificado internacional de vacina contra febre amarela. Esse da foto é meu e eu fiz em Buenos Aires, onde tomei a vacina.

febreamarela

Aí vai uma lista dos países que pedem visto e detalhes que também são exigidos, como vacinas, etc. A lista foi atualizada em 2015, mas com o tempo pode sofrer alterações. Por isso, sempre vale dar uma checada em outros sites antes de embarcar.

Estes são os países que exigem visto de brasileiros (por ordem alfabética):

A

Afeganistão (É obrigatório ter vacina contra a poliomielite até um ano antes da viagem); Angola, Argélia, Armênia, Austrália (Vacina contra febre amarela, passaporte com validade de pelo menos seis meses, entre outros requisitos), Azerbaijão.

B

Benin, Bielo Rússia, Borneo (Lado da Malásia Não precisa, mas quem visitar o lado da Indonésia, tem quer tirar visto), Brunei.

C

Cabo Verde, Camarões (Vacina contra febre amarela, Camboja – Turistas conseguem visto no momento de chegada “visa on arrival”), Canadá , Catar, Cazaquistão, Chade, China, Comores Islandes, Congo, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Cuba (Precisa ter um seguro de viagem com cobertura de despesas médicas).

D

Djibuti

E

Egito (Visto também pode ser adquirido na chegada no aeroporto do Cairo ou em postos de fronteira), Emirados Árabes, Eritréia (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”), Estados Unidos (É recomendável planejar a obtenção do visto com vários meses de antecedência, antes de comprar a passagem), Etiópia.

G

Gabão, Gana, Granada, Guam (Ilhas Marianas), Guiné Bissau, Guiné Equatorial.

Vistos

I

Iêmen, Ilha Kiribati, Ilha Norfolk (Visto Australiano), Ilhas Marshall, Ilhas Virgens Americanas (Visto Americano), Índia (Certificado de vacina contra febre amarela), Indonésia (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”), Iraque (O visto tem que ser pedido no Consulado do Iraque no Brasil).

J

Japão, Jordânia (Dá para tirar o visto antes ou “visa on arrival” no aeroporto, pagando uma taxa adicional).

K

Kuwait

L

Laos (Entrando no país por terra ou pelos aeroportos, é possível conseguir “visa on arrival”), Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia.

M

Madagascar (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”), Malawi (O visto tem que ser tirado na Embaixada do Malawi no Brasil), Maldivas (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”), Mali (Somente quem tiver passaporte diplomático ou oficial não precisa de visto), Maurício (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”), Mauritânia, Mianmar, Moçambique (Pode ser tirado na Embaixada de Moçambique no Brasil ou diretamente nos aeroportos do país africano, ao  custo de US$ 82), Moldávia, Mongolia.

N

Niger, Nigéria, Nepal (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”), Nova Caledonia.

O

Omã (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”).

P

Paquistão, Polinésia Francesa, Porto Rico (Visto americano válido).

Q

Quênia (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”, por um período não superior a três meses), Quirguistão.

R

República da Guiné (Certificado de vacina contra febre amarela), República Democrática do Congo, Ruanda.

S

Samoa (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”), São Tomé e Príncipe (Certificado de vacina contra febre amarela e
primeiro é preciso pedir autorização de entrada para depois pedir o visto), Seychelles (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”), Síria, Somália, Somalilândia, Sri Lanka, Sudão.

T

Tadjiquistão, Taiwan, Tanzânia (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival” ou nos pontos de fronteira. O visto vale por 90 dias e custa US$50), Tibet (Para visitar o Tibet, o viajante deve entrar em contato direto com um dos departamentos responsáveis pela emissão da Autorização de entrada no Tibet, como é o caso do Tourist Bureau of Tibet Autonomous Region. Vale ressaltar que todos os passageiros estrangeiros com destino ao Tibet, deverão portar o Approval Letter for Entry in Tibet), Timor Leste (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”)Togo, Tonga (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”)Turcomenistão (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”)Tuvalu (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”).

U

Uganda (
Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”)Uzbequistão (Visto de turista no aeroporto “visa on arrival”).

V

Vietnã

Z

Zâmbia, Zimbábue

Para maiores informações, este é o site do Governo Federal Brasileiro.

E este site tem todos os detalhes de documentação necessária para tirar vistos para qualquer país.

passaportes

E este outro Passport Index mostra todos os passaportes do mundo e ainda faz uma lista de quantos países é possível visitar sem ter que tirar o visto antecipadamente. O Brasil está na 17ª colocação, e não precisamos de visto para 128 destinos.