Livraria Ateneo, uma das mais belas do mundo

ateneo

Um antigo teatro é hoje uma das livrarias mais famosas do mundo. O Ateneo Grand Esplendid, em Buenos Aires, é realmente uma joia não só pelo seu passado, mas também pela sua beleza arquitetônica. Não é à toa que ela foi escolhida como a segunda livraria mais linda do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian.

Imagina entrar naqueles teatros glamourosos de antigamente, onde o palco tem uma enorme cortina de veludo e as pessoas assistem ao espetáculo sentados nos balcões dourados e vermelhos. Bom, agora imagina que em vez de você estar num teatro, você entra num lugar com livros nos três andares! O Ateneo é assim.

ateneo

Quer mais dicas sobre Buenos Aires? Aqui tem mais de 50 passeios para você descobrir e se divertir na capital portenha.

Para quem gosta de leitura, a visita é um prato cheio, mas mesmo que você não esteja interessado em comprar nenhum livro, a visita vale. Eu garanto! Recomendo passar por lá a qualquer hora. Detalhe importante, a livraria fica aberta até meia-noite na sexta e no sábado.

Além de ser a mais bonita, o Ateneo é a maior livraria de Buenos Aires. No fundo, onde era o palco, agora tem uma cafeteria e um piano que de vez em quando é utilizado.

ateneo

Antigamente, o Teatro Gran Splendid tinha quatro filas de palcos e na plateia entravam 500 pessoas sentadas. Ninguém menos do que Carlos Gardel se apresentou por lá.

Hoje em dia, o subsolo é dedicado aos filmes e às crianças. Tem uma parte só com filmes argentinos, cds e um local especial para os pequenos; com mesinhas, cadeirinhas e muitos livros para os menores.

ateneo ateneo

A parte que mais gosto do Ateneo são os balcões, onde qualquer um pode pegar um livro, sentar lá e folhear tranquilamente durante horas. Como o argentino gosta muito de ler, sempre tem várias pessoas sentadas nos sofás apreciando um bom livro.

ateneo

ateneo ateneo

E, por favor, não vá embora da livraria sem antes olhar para o teto. A cúpula é decorada com afrescos que representam a paz. A pintura, que foi feita em 1919 (ano em que o teatro foi inaugurado), é uma celebração pelo fim da Primeira Guerra Mundial.

Um dato curioso, sabia que Buenos Aires é a cidade com maior número de livrarias por habitantes no mundo? Segundo um relatório do Fórum Mundial de Cidades Culturais, a capital portenha tem ao redor de 730 livrarias.

ateneo ateneo

ateneo

Como chegar
A livraria fica na famosa Av. Santa Fe, 1860, em Recoleta. Muitos ônibus passam por lá; 152, 39, 10, 59, 12, 111 entre outros. A estação de metrô mais próxima é Callao (linha D), que fica a 3 quarteirões.

ateneo

Horário
A livraria abre de segunda a quinta (das 9h às 22h), sexta e sábado (das 9h à meia-noite) e aos domingos (do meio-dia às 22h).

4 Comments

  • Eu AMO a livraria El Ateneo. Antes de ir a Buenos Aires no último ano, havia lido sobre ela. Mas garanto que é tudo mais lindo pessoalmente!
    Ah… é um espetáculo poder tomar um cafézinho ali naquele antigo palco!!
    Não comprei nada, mas fiquei horas andando por entre as prateleiras!
    Beijos
    Angelica

  • Que bom que você passou por lá, Lyne. É um lugar incrível e é bem isso que você disse; em tempos modernos, um lugar que guarda seu charme e estilo. Abraços!!

  • Visitei a livraria no último domingo, dia 05/04 e o lugar realmente é lindo, impressionante e imponente. Nos mostra como hoje em dia,por mais que as construções sejam majestosas, nada se compara aos prédios antigos, com toda sua decoração antiga e detalhadas esculturas que dão mais beleza ao lugar. Se sentar no andar de cima e imaginar como era ver espetáculos naquela casa linda, não tem preço.
    Realmente um passeio que vale à pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *