Catedral da Sé e sua cripta

catedral da sé

Muita gente sabe que a Catedral da Sé é um dos cartões postais de São Paulo, mas o que muitos não imaginam é que também é possível visitar a sua cripta. Eu passei uns dias em São Paulo e uma amiga me convidou para fazer um passeio inusitado.

Imagina uma pequena igreja subterrânea construída bem embaixo do altar da catedral. É só descer alguns degraus e abrir uma porta para descobrir uma luxuosa sala de pouco mais de 600 metros quadrados que guarda os restos mortais de vários pontífices.

A cripta tem o mesmo estilo gótico da Sé, duas esculturas em mármore e um chão quadriculado branco e preto de mármore de Carrara.

catedral da sé

Nesse lugar estão enterrados 16 bispos portugueses e brasileiros e ainda há espaço para outros 15.

Todas as sextas-feiras tem missa na cripta às 9h da manhã, para quem quiser assistir.

catedral da sé

catedral da sé

Além dos túmulos, na cripta tem uma exposição sobre o Santo Sudário e uma réplica do famoso tecido, que supostamente envolveu o corpo de Jesus depois da sua crucificação.

As visitas guiadas são feitas com monitores que contam várias histórias sobre as pessoas que estão enterradas ali e respondem qualquer dúvida dos visitantes.

catedral da sé

Um detalhe importante, eu gostei de ter conhecido esse cantinho “secreto” de São Paulo, mas se você tem alergia a pó ou a umidade, como eu, não aconselho a visita à cripta. Eu fui com uma amiga que não tem alergia e ela não sentiu nada, mas eu fiquei meio ruinzinha o dia todo depois que saí de lá. E olha que passei menos de meia hora lá dentro.

Visita guiada
Fora do horário de missa das sextas-feiras, as visitas à cripta só podem ser feitas com monitores. Não é preciso reservar, é só chegar na secretaria da Sé e perguntar pela próxima visita.

catedral da sé

Horário
As visitas são feitas de segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30; fim de semana e feriados das 9h às 11h30 e das 13h às 15h. Mais informações, Catedral Metropolitana de São Paulo.

catedral da sé
Como chegar
O metrô mais próximo é Estação da Sé (linha azul).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *