Curitidoce, um tour para os fanáticos por doce

expresso 2222
Se você gosta de doces e é viciado em chocolate, como eu, então você acaba de encontrar um programa perfeito para passar uma tarde bem açucarada em Curitiba. O Curitidoce é um tour que passa por várias confeitarias e docerias da cidade, onde você também aprende um pouquinho da história de cada lugar e tem direito a uma desgustação em cada parada.

A “inventora” desse tour é a Leidinara Batista, autora do blog Férias Now. Faça sol ou chuva (o que é mais provável em Curitiba) a turma se reúne na belíssima Praça Espanha, e seguindo os passos da Leidinara vamos conhecendo vários lugares diferentes e pitorescos. Aviso aos navegantes, abstenham-se diabéticos porque as doses de açúcar nessas três horas de passeio são altas!!

A Leidinara (nossa guia) contando o que ia rolar
A Leidinara (nossa guia) contando o que ia rolar

A nossa primeira parada foi no Bazar Doce. Não foi dicífil chegar lá. O cheiro das empadas recém assadas foram nos guiando. Eu sei que o foco deste tour são os doces, mas quem pode resistir a uma empada quentinha e fresquinha?

Primeira parada, brownie
Primeira parada, brownie

Ok, foco! Voltando aos doces, a primeira degustação foi de um brownie molhadinho e saboroso. Ali fiquei sabendo que volta e meia essa pequena confeitaria faz festivais temáticos, como doces só de morango, americanos, etc.

Em seguida partimos para a segunda degustação e foi a vez de visitar o Expresso 2222. Um lugar descolado para quem é amante do café e de um doce diferente, a tal da palhinha italiana. Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar dela. Uma mistura de bolacha caseira com brigadeiro mole. Gente, é MARAVILHOSO.

expresso 2222

curitidoce
A Fabíola, uma amigona minha, tava mega feliz no tour

Queria mesmo era ter perguntando a receita, isso sim. Falha minha!! E o pior é que nem uma foto da dita cuja eu tirei. Acho que fiquei tão emocionada com o sabor, que acabei esquecendo. Mas ó, consegui essa foto excelente da palhinha, que foi tirada pela fotógrafa que acompanhou o tour.

A tal palhinha italiana. Foto: Curitidoce
A tal palhinha italiana. Foto: Curitidoce

Depois que o meu estômago começou a ficar bem feliz, ele mal sabia que ainda tinha mais por vir. Fizemos uma paradinha na chocolateria Cuore di Cacao. Um lugar bem pequeno, mas inversamente proporcional a qualidade do seu chocolate, que é muito bom!

cuore di cacao

Eles são especialistas em trufas (quadradas) de sabores tão diferentes, como banana seca, amora ao vinho do porto e chocolate branco, e outras misturas inimagináveis, como chocolate com gorgonzola. Nós provamos um coração de chocolate com recheio de gianduia e fiquei com gostinho de quero mais. Muuuuito mais!

cuore di cacao

O bacana do tour é que os donos ou os trabalhadores dos estabelecimentos contam a história do lugar. Na Cuore di Cacao tivemos a sorte de estar alguns minutos com a Solange, que nos deu uma pequena aula sobre chocolate.

cuore di cacao
Foto: Fabíola Sekula

Além das trufas, eles fabricam barras de chocolate ao leite, amargo, meio-amargo e uma com champagne! Jesuis amado!!

E entre uma parada e uma caminhada, uma pausa pra foto em grupo.

curitidoce
Foto: Curitidoce

A quarta parada foi uma surpresa. Como eu já não moro em Curitiba há muitos anos, tem vários lugares novos que eu não conheço. A Cosí Caffè foi um achado; uma mistura de confeitaria e loja de presentes. Tem muitas coisas fofas para decorar a casa ou ideias bacanas para presentear amigas, avós, as mamis, etc.

curitidoce
Foto: Fabíola Sekula

curitidoce

Aqui, alguém me pegou no flagra!! Foto: Curitidoce.
Aqui, alguém me pegou no flagra!! Foto: Curitidoce

A tarde já estava chegando ao fim e só faltava um lugar, peninha. Chegamos à Bacio Gelato, uma sorveteria muito bacana. Tá vendo todas essas delícias coloridas que parecem bolos aí na foto? Pois é, parece mas não é! São todos sorvertes. Juro!!

bacio gelato

bacio gelato

A Bel foi pra Milão e se apaixonou tanto por esses doces que resolveu abrir uma franquia no Brasil. Ela recebeu toda a instrução de uma italiana que passou vários meses em Curitiba ensinando as receitas e assim nasceu a Bacio Gelato (Beijo gelado).

A gente provou uma praline de sorvete, uma espécie de bombom gelado. Buono buono! E pra fechar a tarde em alto estilo, também degustamos um frapê de frutos vermelhos, muito bom.

bacio gelato

Gente, como não sorrir com tanto açúcar no sangue?

Mais informações

cuore di cacao

O Curitidoce é feito a pé e dura cerca de três horas. Por isso, todos os lugares que visitamos ficam próximos à Praça Espanha, que virou point de bares, cervejarias, sorveterias e lugares descolados em Curitiba nos últimos anos.

O tour acontece quase sempre nas quintas e aos sábados. A partida é às 15h, na Praça Espanha. O valor (por pessoa), com direito a garrafinha de água e 5 degustações é de R$40 (maio/2015). Quem quiser participar, é só checar todas os detalhes no blog da Leidinara.

A participação no Curitidoce foi uma cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post.

4 Comments

Comments are closed.