Cemitério Recoleta, glamour e história

cemitério recoleta

No meio do bairro aristocrático de Recoleta, uma entrada majestosa com a frase em latim Requiescant in Pace (Descanse em paz) recebe os visitantes. Entrar ali é como dar uma volta pelo passado e pela história da Argentina.

Quando a gente pensa em cemitério, geralmente não tem uma sensação agradável ou boas recordações passam pela nossa cabeça nessa hora, mas quando eu penso no Cemitério da Recoleta é diferente. Eu acho que esse é um dos lugares mais lindos e charmosos de Buenos Aires.

Passear pelos diversos corredores, visitar túmulos, obras de arte, centenas de estátuas em mármore ou bronze, é realmente uma alegria para os olhos. Parece que você está num museu ao ar livre.

cemitério recoleta cemitério recoleta

O Recoleta foi fundado em 1822, e foi o primeiro cemitério público da capital argentina. O lugar é muito grande, nada menos do que cinco quarteirões e cinco mil túmulos.

Outra coisa que eu acho bacana é que muitas personalidades famosas, que fizeram parte da história política e social da Argentina, estão enterradas ali. Como é o caso da ex-primeira-dama Eva Perón. O túmulo dela é o da família Duarte, seu nome de solteira.

cemitério recoleta

evaperonrecoleta

O seu túmulo é um dos mais visitados. Se você está na entrada, fica em um dos corredores do lado esquerdo do cemitério.

Além da Evita, também descansam por lá ao redor de 350 mil pessoas, entre elas 25 ex-presidentes do país, esportistas, escritores, como Adolfo Bioy Casares, entre outras personalidades.

cemitério recoleta cemitério recoleta

É comum encontrar estátuas de bronze que representam os falecidos e dezenas de gatos que passeiam sem pressa. Esse cemitério tem muito glamour porque antigamente era um símbolo de status ser enterrado ali.

Eu gosto de dar uma espiadela dentro dos mausoléos e descobrir vitrais e outros objetos, como esse da foto.

Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Confira o guia de viagem digital para ter a capital portenha aos seus pés!

cemitério recoleta

Quando estiver em Buenos Aires, não deixe de dar uma passadinha nesse lugar histórico, mas fique atento com o horário porque fecha antes das 18h.

Quer mais dicas sobre Buenos Aires? Aqui tem mais de 50 passeios para você descobrir e se divertir na capital portenha.

Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Confira o guia de viagem digital para ter a capital portenha aos seus pés!

cemitério recoleta

Mais informações
O Cemitério Recoleta fica na Calle Junín, 1760. Abre diariamente das 7h às 17h45.
Os ônibus que passam por ali perto são 10, 37, 41, 59, 60, 95, 102, entre outros. A estação de metrô mais próxima é Las Heras.

2 Comments

Comments are closed.