O que fazer em Calafate

perito moreno

O Perito Moreno é o maior motivo pelo qual muita gente visita El Calafate. Essa cidade é a porta de entrada e o ponto de parada para quem visita esse Patrimônio Natural. El Calafate, fica na província de Santa Cruz. A cidade é muito linda e tem seu encanto. Rodeada por lagos e montanhas, essa pequena cidade patagônica é muito fofa.

A cidade ainda é bem pequena e por isso achei que tem muito encanto. Tem somente 20 mil habitantes e o curioso é que a maioria dos que moram lá são de outras províncias argentinas.

el calafate

O maravilhoso Perito Moreno fica a 80km de Calafate e a cidade serve como uma excelente base para quem também quer fazer outros passeios na região.

Duas ou três horas são suficientes para conhecer o centrinho. Passear pela Av. Libertador, a avenida principal, em busca de excursões ou para comer alguma coisa é o que todo turista faz por lá. A maioria dos restaurantes, agências de turismo e lojas de roupa e chocolate ficam lá.

Na minha opinião, se você só quiser visitar o Perito Moreno e fazer algumas excursões no gelo, 3 dias são suficientes. Reserve um dia inteiro para ir ao Parque Nacional, fazer uma navegação e se deleitar com o Perito Moreno. Mas se quiser aproveitar para conhecer outros lugares lá perto, como El Chaltén (fica a 212km) ou Torres del Paine (fica a 252km), você vai precisar de mais tempo.

Além de chocolates, não vá embora sem provar ou comprar o famoso dulce de calafate. Essa frutinha meio azedinha é a que dá o nome a cidade. A geleia de calafate é uma delícia e tem pra vender em todo lugar.

el calafate

Recomendo dois lugares bacanas para visitar em Calafate; a feirinha de artesanato, Paseo del Artesano, que fica na avenida principal. Geralmente as barraquinhas abrem depois das 5h da tarde.

el calafate

Logo atrás dessa feirinha, subindo as escadas, fica a rodoviária. Os ônibus que vão para El Chaltén ou Torres del Paine saem de lá.

Outra dica é sentar nas mesinhas de fora do Café del Libro, principalmente no fim da tarde. É bacana ver o movimento dos turistas enquanto se bebe uma cervejinha.

el calafate

Ah, não deixe de passear pela costanera (como se fosse a beira-mar, mas pelo Lago Argentino).

el calafate

Quem quiser comprar algumas coisas para o almoço em dias de excursão, a rede de supermercados lá é a Anonima. Tem vários na cidade e o mais próximo do centro fica na avenida principal, logo depois do cassino.

As principais excursões que tem para fazer desde Calafate são:

Visita ao Parque Nacional Perito Moreno e navegação (dia inteiro)
Bar de gelo e Museu Glaciarium (meio dia)
Passeio em 4×4 (meio dia)
Caminhada pelos glaciares (dia inteiro) (post Rafa)
– Navegação pelos glaciares Upsala e Spegazzini (dia inteiro)
– Torres del Paine (1 dia inteiro ou mais)
– El Chaltén (1 dia inteiro ou mais)

Onde dormir
Opções de alojamento é o que não falta em Calafate. A cidade é pequena, mas tem hotéis, pousadas e hostels para todos os gostos e bolsos. Eu fiquei hospedada duas noites no Kosten Aike, que é bem localizado (a dois quarteirões da rua principal). Esse hotel 4 estrelas é um lugar perfeito se você está procurando boa localização e conforto.

kosten aikekosten aike

O café da manhã é bem reforçado. Eu gostei tanto do muesli caseiro que eles preparam lá que acabei pedindo a receita. Além dos quartos serem bem espaçosos, o Kosten Aike também oferece uma pequena jacuzzi, sala de ginástica e sauna para quem quiser descansar depois de um longo dia de passeio.

O outro hotel que fiquei hospedada, também duas noites, foi o La Cantera. Um hotel boutique, charmoso e aconchegante. O plus desse lugar é sem dúvida a sua vista para o Lago Argentino e para as montanhas. Como o hotel fica na parte alta da cidade, a sua vista é privilegiada.

la cantera la cantera

O amanhecer e o entardecer no deck é muito bacana. O La Cantera tem 18 quartos e tem esse ambiente de casa da gente. Os quartos têm uma ante-sala e banheira com hidromassagem. Além disso, um café da manhã com muitas opções de bolos e tortas, muitas mesmo. Tudo o que me faz feliz.

O hotel fica um pouco afastado do centrinho, mas de noite oferecem um serviço de transfer sem custo que leva os hóspedes para jantar onde quiserem no centro.

Onde comer
Em Calafate, geralmente, a gente toma o café da manhã no hotel, fica fora durante o dia todo nas excursões e só volta no fim da tarde. Por isso eu acabei só jantando na cidade. Nos quatro dias que passei lá eu comi no restaurante La Lechuza, que serve gostosas empanadas e pizzas. Também jantei no Los Amigos, ótimo lugar para quem gosta de frutos do mar. Esse restaurante não fica bem no centrinho, mas vale a visita. O estabelecimento é atendido pelos donos, os pratos são bem servidos e os preços, camaradas.

Agradecimento especial a Destino Argentina pelas estadias nos dois hotéis, que foram cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post, que é pessoal.

2 Comments

  • Oi Bárbara. Obrigada pelo seu comentário e pelas dicas. Não tive tempo de conhecer a Reserva Natural, mas já anotei aqui para ir numa próxima vez. Quanto ao Librobar eu estive no mês passado (em outubro) e gostei bastante do bar, estive na parte de fora. Abraços!!

  • Olá querida, muito obrigado por visitar minha linda cidade. Eu sou guia de turismo e moro aqui há 10 anos.
    Só passei para deixar alguns comentários quanto ao teu post.
    Olha, as agências sempre irão oferecer somente uma estadia de 3 dias assim vc gasta mais dinheiro com eles em um outro destino, mais para falar a verdade, se vc quiser ficar até 7 dias em Calafate achará cada dia um passeio diferente…para isto só é preciso conversar com algum morador (com mais de 5 ou 6 anos por aqui) e nós indicaremos passeios e lugares bacanas para conhecer; ao fim, nós também passeamos aqui e nao é só no Perito Moreno….
    Nos atrativos mais belos da cidade tmb tem a Reserva Natural de aves Laguna Nimez e o Centro de Interpretación Histórica q conta a história natural e humana na regiao (na minha opiniao bem melhor que o Glaciarium onde a galera só vai pq tem o Glaciobar e a informação dentro é bem específica quanto a glaciologia)
    No último, não sei se vc visitou muito tempo atrás mais o Librobar mudou de administraçao….as cadeirinhas lindas da foto já não existem e tem no lugar umas bastante bregas para meu gosto sem falar dos preços que subiram pelas nubens e o novo staff ::( Para quem está a chegar, um ótimo lugar para uma cervejinha artesanal e um bom choripan é o Ananda, frente a Laguna Nimez com uma bela vista dos flamingos e patos da bahia.
    Espero estes comentários ajudem aos teus leitores. Gratidão.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *