Trem do fim do mundo

parque nacional ushuaia

Quem vai a Ushuaia deve fazer uma visita obrigatória ao Parque Nacional. São quilômetros e quilômetros de natureza, trilhas, bosques, lagos e paisagens incríveis. O parque fica a 11 km do centro.

A excursão que eu fiz faz duas paradas, uma no Lago Lapataia e outra na famosa estação do trenzinho do fim do mundo. O trajeto de trem feito pelos turistas é de 7km e dura cerca de 1h. Quando fui, o preço para fazer ida ou volta era de U$S35.

parque nacional ushuaia

parque nacional ushuaia

Esse caminho foi construído pelos presidiários que estavam cumprindo pena no famoso presídio de Ushuaia, que hoje é um museu. Os trilhos foram feitos para ajudar no transporte de lenha que era levado até a cidade para aquecer as casas.
Um detalhe importante, antes de sair do hotel, pergunte se a estação está aberta e o trem funcionando, porque quando venta ou neva muito, algumas vezes o trem não sai.

Quanto custa
Visitar o Parque Nacional é um dos passeios mais clássicos para quem visita a cidade. Eu fui com a Tolkeyen e gostei bastante; são pontuais e tem ótimos guias. Esse passeio dura cerca de 5h (meio-dia) e custa US$ 40 por pessoa.

parque nacional ushuaia

parque nacional ushuaia

Passaram me pegar no hotel às 9h e voltei perto das 14h30. Se você tiver poucos dias em Ushuaia e quiser aproveitar bem, na outra metade do dia você pode fazer a navegação pelo Canal Beagle, que é outra excursão clássica na região.

Aliás, se você quiser fazer a navegação, tente fazer logo no primeiro dia, principalmente se for inverno. Eu não consegui fazer porque durante os 3 dias em que estive em Ushuaia nevou e ventou muito e o porto ficou fechado.

Quando ir
Para os amantes do trekking, eu recomendo não ir na época de inverno (de junho a outubro) porque as trilhas ficam cheias de neve e circular por lá é muito difícil. Além do frio que é muuuuuito forte.

parque nacional ushuaia

Eu visitei Ushuaia no fim de setembro e ainda estava nevando muito. Como ventou bastante, foi super difícil fazer uma caminhada de apenas de 10 minutos sem morrer de frio. A paisagem é linda e tudo fica branquinho, mas não deu para aproveitar muito o parque.

Se você gosta de esquiar, seria o único motivo pelo qual eu recomendaria visitar Ushuaia no inverno. Durante o verão (de novembro a fevereiro), a paisagem muda bastante e a melhor parte é poder caminhar até bem tarde porque o sol se põe perto das 22h, nessa época do ano.

parque nacional ushuaia

O que levar
Se for no inverno, vá super agasalhado e não esqueça de um bom cachecol, gorro, luvas e um bom calçado, de preferência impermeável. Acredite, as luvas são indispensáveis!

parque nacional ushuaia

A excursão ao Parque Nacional foi uma cortesia, mas isso não influencia na minha opinião neste post, que é totalmente pessoal.

Mais informações
A entrada ao parque nacional custa cerca de US$10, durante a temporada alta, que vai de novembro a abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *