San Salvador = felicidade

san salvador 

A pequena capital de El Salvador tem algumas atrações e merece pelo menos um dia de visita. Além disso, como o país é pequeno (21mil quilômetros quadrados), pode servir de base para conhecer outras cidades em excursões de bate e volta. Para você ter uma ideia de como El Salvador é pequeno, todo o país tem o tamanho do estado de Alagoas.

Essa foi a primeira cidade do nosso projeto de lua de mel estendida, #honeymoonblogger. Nessa viagem que vamos percorrer de El Salvador até a Bolívia durante 4 meses.

#honeymoonblogger

O que visitar

Catedral de San Salvador
Catedral de San Salvador

O centro histórico da capital salvadorenha não é tão lindo como outras capitais da região, como Guatemala, por exemplo. O de San Salvador é meio caótico, cheio de vendedores ambulantes, bastante sujo e pequeno. Me contaram que antes do terremoto de 1986 havia vários edifícios da época colonial e que ali era o centro nevrálgico do país. Mas como muitos foram destruídos, as empresas e os prédios importantes se mudaram para outros bairros e o centro nunca voltou a ser o mesmo.

Por conta desse forte terremoto, hoje em dia não há vestígios de construções da época colonial no centro. Um dia é suficiente para dar uma passeada por lá e visitar alguns lugares como o Palácio Nacional, a Praça da Libertad, a igreja del Rosario, a catedral e o Teatro Municipal.

Palácio Nacional
Plaza La Libertad
Plaza La Libertad

Outra região para visitar na cidade é o bairro La Escalón, onde fica a praça e o monumento de San Salvador del Mundo, e a Zona Rosa, um bairro residencial com vários restaurantes e hotéis.

san salvadorTransporte
Os ônibus de transporte público são chamados de ruta ou buses e são diferenciados por números. Você vai ver que circulam pelo país os coloridos (e apertados) antigos ônibus escolares americanos.

A passagem custa entre 25 e 50 centavos de dólar (dentro da capital). Acredite, a experiência de viajar nesse trânsito caótico ouvindo regaeton no último volume é inesquecível.

Onde ficar
Não aconselho de forma alguma ficar hospedado no centro de San Salvador. Como já disse antes, é mega barulhento, sujo e de noite dizem que não é muito seguro. Nós ficamos hospedados 6 noites no bairro La Escalón, próximos do Monumento San Salvador del Mundo, e gostamos muito.

As 3 primeiras noites ficamos no La Escalón del Morrison. Ótima localização, perto de uma área comercial bacana e do Centro Comercial Galerias.

Escalon Morrison1

Jardim e piscina do Escalón del Morrison
Jardim e piscina do Escalón del Morrison

O hotel é um achado; bom preço, bem limpo, ótima atenção e ainda tem o plus de ter uma piscina. Essa antiga casa que virou um hotel tem 16 quartos espaçosos com suíte. A sala e a área onde servem o café da manhã parece casa da gente e os gerentes são uma simpatia.

Também ficamos hospedados 3 noites no Hotel La Antigua, que fica na mesma região, a um quarteirão do Shopping Galerias. Esse hotel é mais simples, mas tem quartos grandes e a localização é bacana. Se você procura um lugar sem muitas pretensões e só quer usar para descansar, pode ser uma opção.

Plaza Antigua

Se quiser fazer uma reserva de hotel em El Salvador, clique aqui no Booking que sempre tem ótimas ofertas. Você não paga a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão pela sua reserva.

Aeroporto
O aeroporto internacional de San Salvador, a capital, fica a 40km do centro. Um táxi até o centro custa entre 25 e 30 dólares. Logo na saída você vai ver vários taxistas oferecendo serviço. Pegue um da cooperativa do aeroporto, já que são de confiança e o preço é acertado antes.

Mais informações
Em El Salvador a moeda oficial é o dólar. Vale a pena levar notas menores de 50 porque em muitos lugares não aceitam de 50 ou de 100 dólares.

O idioma é o espanhol, mas muita gente fala inglês, principalmente nos lugares turísticos.

san salvador

Minha sugestão, não deixe de visitar El Salvador pelo que você ouve nas notícias e lê nos guias de viagem. Esse país é encantador e merece a visita de muita gente.

Você vai se surpreender com a gentileza e a alegria local! Os salvadorenhos te recebem sempre com um sorriso e estão sempre dispostos a te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *