Tudo sobre El Salvador

san salvador

El Salvador é um país pequeno, mas o seu tamanho é inversamente proporcional a quantidade de lugares interessantes e lindos para visitar. Praia, montanha e vulcões. E se você quiser, dá para visitar esses 3 lugares em um só dia. Vantagens de país pequeno, com cerca de 6 milhões de habitantes.

El Salvador fica na América Central e faz fronteira ao norte com a Guatemala, do lado oeste com Honduras e ao sul com o Oceano Pacífico.

Nós passamos 10 dias nesse encantador país centro americano e adoramos cada segundo. Esse foi o primeiro destino da nossa lua de mel estendida de 4 meses pela América do Sul, a nossa #honeymoonblogger, uma viagem de El Salvador até a Bolívia.

suchitoto

Para quem está pensando em visitar esse pequeno país, aí vão as minhas dicas, informações e todos os lugares pelos que passamos.

Quando ir
Em El Salvador as temperaturas não variam muito durante o ano. No país há duas estações; verão (época seca) de novembro a maio, e inverno (estação chuvosa), de junho a outubro. Mesmo no inverno não espere muito frio. O país tem um clima privilegiado e faz calor quase o ano todo.

Na capital, durante o dia faz bastante calor, mas a parte boa é que de noite refresca um pouco e bate uma brisa boa. Por isso não deixe de colocar na mala um casaquinho e uma calça.

O que fazer

Catedral de San Salvador
Catedral de San Salvador

O que comer

As pupusas são as da direita. Do lado esquerdo, banana assada com creme e passas
As pupusas são as da direita. Do lado esquerdo, banana assada com creme e passas

A culinária salvadorenha é gostosa e variada. Entre os pratos típicos, tem casamiento (feijão com arroz), pupusa, que eu me apaixonei. A pupusa tem o mesmo formato da tapioca, mas o sabor é totalmente diferente. Tem de milho e arroz. Eu gostei mais da de milho. As pupusas vêm vários recheios e são deliciosas. Experimente a de pollo con queso (frango com queijo) e a de queso con loroco (queijo com um vegetal local). Gostei tando das pupusas que comi quase todos os dias.

A mandioca e banana frita também fazem parte da culinária local. Na rua é super comum ver vários vendedores que oferecem água de coco e outras bebidas em saquinhos.

Uma coisa que me chamou a atenção foi ver tantos restaurantes americanos; Starbucks, Pizza Hut, Burguer King, etc. Dos lugares nacionais que provamos e recomendo na capital são Típicos Margot, Pollo Real e Pollo Campero. Não deixe de provar o doce 3 leches, um bolo bem úmido com creme. Uma delícia! Ah um detalhe, em El Salvador a fanta é chamada de champagne e água com gás, agua mineral.

Transporte

san salvador
Os ônibus de transporte público são chamados de ruta ou buses e são diferenciados por números. Você vai ver que circulam pelo país os coloridos (e apertados) antigos ônibus escolares americanos.

A passagem custa entre 25 e 50 centavos de dólar (dentro da capital). Acredite, a experiência de viajar nesse trânsito caótico ouvindo regaeton no último volume é inesquecível.

Segurança

san salvador
Centro histórico de San Salvador


Em muitos jornais lemos que El Salvador é um lugar perigoso. Nós passamos 10 dias lá e em nenhum momento sentimos medo ou insegurança. Acredito que além das estatísticas que classificam um país de inseguro ou não, ter a sensação de segurança também é muito importante. E por lá eu não tive nenhum problema.

A única coisa que choca um pouco no começo é a quantidade de guardas (em frente de lojas, restaurantes, postos de gasolinas, shoppings, etc) e policiais armados. Talvez isso tenha ficado da época em que o país viveu uma terrível guerra civil, que durou 11 anos.

Ainda é comum ver homens segurando grandes rifles e dando informação ao mesmo tempo. É engraçado porque as suas armas impõem certo respeito, mas o salvadorenho é tão amigável e atencioso que o fato de ver tantos homens armados deixa de assustar depois dos primeiros dias.

A gente andou de ônibus público, táxi e a pé e não tivemos nenhum problema. As únicas precauções que tivemos foi tomar cuidado redobrado no centro da cidade, que tem fama de ser um pouco perigoso, e não caminhamos na rua depois das 21h.

Onde ficar

Jardim e piscina do Escalón del Morrison
Jardim e piscina do La Escalón del Morrison

Escalon Morrison1
Na capital não aconselho ficar hospedado no centro de San Salvador. Como já disse antes, é mega barulhento, sujo e de noite dizem que não é muito seguro. Nós ficamos hospedados 3 noites no La Escalón del Morrison, na região de El Escalón. Ótima localização, perto de uma área comercial bacana e do Centro Comercia Galerias.

O hotel é um achado; bom preço, bem limpo, ótima atenção e ainda tem o plus de ter uma piscina. Essa antiga casa que virou um hotel tem 16 quartos espaçosos com suíte. A sala e a área onde servem o café da manhã parece casa da gente e os gerentes são uma simpatia.

Também ficamos hospedados 3 noites no Hotel Plaza Antigua, que fica na mesma região, a um quarteirão do Shopping Galerias. Esse hotel é mais simples, mas tem quartos grandes e a localização é bacana. Se você procura um lugar sem muitas pretensões e só quer usar para descansar, pode ser uma opção.


Se quiser fazer uma reserva de hotel em El Salvador, clique aqui no Booking que sempre tem ótimas ofertas. Você não paga a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão pela sua reserva.

Aeroporto
O aeroporto internacional de San Salvador, a capital, fica a 40km do centro. Um táxi até o centro custa entre 25 e 30 dólares. Logo na saída você vai ver vários taxistas oferecendo serviço. Pegue um da cooperativa do aeroporto, já que são de confiança e o preço é acertado antes.

Do fundo do coração, não deixe de visitar El Salvador pelo que você ouve nas notícias e lê nos jornais. Você vai se surpreender com a gentileza e a alegria local! Os salvadorenhos te recebem com um sorriso e estão sempre dispostos a te ajudar!
san salvador

2 Comments

  • Oi, Daniela. Ai, El Salvador foi realmente um dos países que mais gostei de conhecer nessa viagem de 4 meses pela A. Central e Latina. É um lugar realmente encantador e que surpreende quem passa por cima dos preconceitos e aceita conhecer esse pequeno e lindo país. Boa viagem!!

  • Adorei o post estava na dúvida se valia a pena conhecer El Salvador e as suas dicas ajudaram muito certamane iremos agora s não podemos deixar de experimentar as pupusas heheh abraços e obrigada por compartilhar suas experiências

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *