Ruta de las flores, El Salvador

ruta de las flores

A poucos quilômetros da capital salvadorenha (70km) fica esse pitoresco caminho que te transporta no tempo. A Ruta de las Flores é uma estrada que liga 6 cidadezinhas de origem indígena. Um passeio perfeito para conhecer um pouco da cultura, história, artesanato e culinária desse país centro americano.

O circuito atravessa dois estados (departamentos), Sonsonate e Ahuachapan. O caminho começa em Ahuachapán e termina em Nahuizalco. Nós não tivemos tempo de percorrer todos os 6, infelizmente. O nosso trajeto começou em Concepción de Ataco e terminou em Salcoatitlán, o penúltimo povoado. Em cada uma você encontra pequenas vilas que têm o seu centro na igreja e na praça da cidade, por conta da influência dos espanhóis.

Concepción de Ataco
Ataco tem um mirante que fica a 5 minutos de caminhada do centrinho. De lá é possível ter essa visão com direito a vulcão de fundo.

ruta de las flores

Sem dúvida a sua principal atração são as pinturas espalhadas pela cidade. São dezenas de murais coloridos em cada esquina, rua e casas que espalham alegria em cada canto. A maioria dos murais foi pintada por artistas locais e são muito interessantes.

ruta de las flores ruta de las flores
Para quem gosta de doce, como eu, não deixe de provar o chocobanano, é uma banana congelada com cobertura de chocolate. Algo refrescante e divertido. Eles fazem isso com várias frutas. O de morango também fica uma delícia.

Esse é de morango. Delícia
Esse é de morango. Delícia

A gente dormiu em Ataco uma noite. Ficamos hospedados no Hostel Los Portones de Ataco.
O hostel fica no pátio dos fundos de uma cafeteria charmosa. O lugar é simples e aconchegante. Os quartos são espaçosos e limpos. A única coisa ruim é que nos quartos do fundo, onde nós ficamos, o wifi não chega.

ruta de las flores

Se quiser fazer uma reserva em algum hotel de El Salvador, clique aqui no Booking que sempre tem ótimas ofertas. Você não paga a mais por isso e o blog ganha uma pequena comissão pela sua reserva.

Apaneca
Tivemos a sorte de visitar esse lugar exatamente na hora em que os moradores estavam fazendo uma procissão por contas das festas religiosas locais. Vimos uma e um desfile de rainhas com direito a batucada e percussão.

ruta de las flores ruta de las flores

Das 6 cidades da Ruta de las Flores, Apaneca é a que fica na região mais alta e por isso cultiva o café. Se tiver tempo, procure alguma fazenda que oferece o tour do café. Eles mostram o cultivo e todo o processo pelo qual o grão passa até o café chegar na sua xícara.

Jayúa

ruta de las flores
Além da igreja e da praça principal, a sua grande atração é a Cachoeira Los Chorros, que fica a 30 minutos caminhando do centro.

Dá para ir a pé tranquilamente, mas vá com tênis porque o caminho é de terra e tem várias partes em descida. Outra opção para quem não quiser caminhar é pegar uma moto-táxi (tipo tuc-tuc) que custa 3 dólares para levar ou buscar até as cachoeiras.

Los Chorros são 3 cachoeiras que embelezam o lugar. Essa atração é ponto de encontro dos moradores nos dias de muito calor, principalmente durante o fim de semana.

Salcoatitán

DSC_0613

 


Essa é famosa pelos pratos feitos com mandioca e milho. Nos fins de semana tem uma feira gastronomica típica. Como essa região é produtora de mandioca, eles fazem vários pratos à base dessa raiz. Yuca sancochada (purê de mandioca), yuca frita, etc. Dos pratos feitos com milho um que eu adorei é a rigua, uma espécie de purê de milho adocicado na chapa.

Mandioca de diversas maneiras
Mandioca de diversas maneiras

Esse lugar também é bem famoso pela sua quesadilla, um bolo com queijo. Você vai ver que tem várias pessoas vendendo a tal da quesadilla pela cidade.

Nahuizalco
É famosa pelo seu mercado artesanal noturno iluminado com velas. Infelizmente não tivemos tempo de conhecer essa cidadezinha. Como a gente começou ao contrário dormindo em Concepción de Ataco, na volta só conseguimos chegar até Salcoatitlan e depois já tivemos que voltar para El Salvador para não perder o último ônibus.

Dicas

ruta de las flores

ruta de las flores
– Uma coisa bacana é visitar essa rota nos fins de semana que é quando todas têm alguma feira típica de artesanato ou de comidas.

– Aconselho dormir pelo menos uma noite em alguma das cidadezinhas. É possível fazer o passeio de bate e volta, mas acho uma delícia acordar sem pressa e curtir um dia típico nesses lugares. Ver como as famílias vão à igreja, as crianças brincam na rua e como o vendedor de jornal vai passando cedo pelas casas.

Como chegar

 

ruta de las flores
#honeymoonblogger (4 meses de El Salvador até a Bolívia)

ruta de las flores

Nós fomos direto de El Salvador em transporte público. É um pouco cansativo, mas é econômico. Pegamos o ônibus (pinga pinga) número 205 na Terminal Oriente até Sonsonate. De lá pegamos o 249 até Ataco (que faz o trajeto Sonsonate-Ahuachapán). A viagem de ida de El Salvador até Ataco demorou cerca de 3 horas.

Entre uma cidadezinha e outra há vários ônibus locais que fazem o trajeto. Só fique ligado porque alguns entram nas cidades e outros te deixam na estrada.