El Salvador, terra de vulcões

Volcán Izalco
El Salvador é um país cheio de vulcões. Esse pequeno país da América Central tem ao redor de 25, e três ainda estão ativos. Além disso, o território está em uma área de sismos e terremotos.

Na primeira noite que passamos em San Salvador a cama tremeu de madrugada e eu achei que era meu marido que estava se mexendo bastante. Mas no dia seguinte ficamos sabendo que essa ¨tremedeira¨ tinha sido um sismo. A sensação que tive na hora foi bem estranha porque nunca tinha sentido a cama de mexer na horizontal, mas os salvadorenhos disseram que é normal esse tipo de movimento e que acontecem quase que diariamente. Por sorte isso foi só um sustinho. Em 1986 um forte terremoto arrasou boa parte dos edifícios do centro histórico da capital.

Voltando aos vulcões, da capital salvadorenha mesmo já dá para ver alguns vulcões. O mais próximo é o San Salvador, que fica a somente 11km da cidade. Visitar El Salvador e não conhecer alguns dos seus vulcões é um pecado. Essas formações são bem diferentes e interessantes.

A gente visitou o Parque Nacional Cerro Verde, que é uma área ambiental protegida e ali estão os vulcões Izalco e Santa Ana, e a enorme Lagoa Coatepeque.

vulcão el salvador

vulcão el salvador
Todos os dias, às 11h da manhã, há caminhadas gratuitas até os vulcões. Os grupos saem da entrada do parque e vão acompanhados de guias atá o cume do Vulcão Izalco ou Santa Ana.

Nós não chegamos a subir nos vulcões, mas fizemos uma caminhada guiada de 40 minutos pelo bosque e dali tivemos ótimas vistas dos vulcões e da lagoa.

Cerro Verde El Salvador

Laguna Coatepeque

Um fato muito curioso que descobri é o deste hotel que foi construído aos pés do Vulcão Izalco enquanto ele ainda estava ativo. Obra da natureza ou vingança, chame como quiser, a parte engraçada é que um dia depois da inauguração do hotel o vulcão deixou de expelir lava e ficou inativo.

hotel cerro verde El Salvador

Essa é a vista que se tem do hotel
Essa é a vista que se tem do hotel

E como se isso fosse pouco, no último terremoto forte que El Salvador sofreu em 2001, as instalações desse hotel foram afetadas e ele acabou sendo clausurado.

Confira o vídeo que fiz lá.

 

Se você for ao Parque Cerro Verde, não deixe de dar uma passadinha por esse edifício abandonado e aprecie a incrível vista que se tem de lá.

Laguna Coatepeque

Depois do passeio tivemos um gostoso almoço às margens da Lagoa Coatepeque para repor as energias e curtir esse visual incrível.

A gente fez essa excursão de cortesia com a Salvadorean Tours, com o carismático e simpático guia Miguel. O blog também teve apoio do Ministério de Turismo de El Salvador.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *