Tudo sobre o canal do Panamá

canal do panama

O Canal do Panamá é uma das maiores atrações do país. Eu estive lá, conheci esse incrível lugar e entendi porque ele é tão famoso.

Imagina que o homem foi capaz de construir um canal para que barcos cargueiros, cruzeiros, veleiros e tantas outras embarcações não tenham que dar toda a volta por um continente para passar entre dois oceanos. O Canal do Panamá é realmente uma obra de engenharia feita pelo homem como poucas.

Durante a visita aprendi que cerca de 14 mil barcos passam pelo canal por ano, o que representa 4% do comércio marítimo mundial. O Canal do Panamá inteiro tem cerca de 80km de extensão e liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, pelo Mar Caribe. Um barco demora ao redor de 10 horas para passar de um oceano a outro, pelo Canal do Panamá.

Gostei muito da experiência e de ver como o canal ajudou a criar um pouco da identidade desse país, já que milhares de trabalhadores do mundo todo chegaram lá para trabalhar na construção do canal.

canal do panama canal do panama

Além de ver os barcos passando, que é a parte mais legal, o centro de visitantes tem um museu bem bacana de 4 andares. O museu mostra toda a história da construção do canal, da fauna e da flora da região e também tem simuladores das salas de controles. E na parte de baixo tem um pequeno cinema que mostra um filme em espanhol e inglês sobre a história do canal em 3D.

A minha dica é reservar cerca de 2 horas para conhecer o museu, assistir ao filme e ver como os barcos passam pelas esclusas, que é a melhor parte, na minha opinião.

Há várias terraços bem na frente do canal e fica lotado de gente. É engraçado ouvir o cara do canal pelo microfone contando os detalhes dos barcos que vão passando, como se fosse um show; ¨lá vem o barco de bandeira chinesa. Essa embarcação mede 258 metros e pagou US$50 mil dólares para atravessar o canal. Peguem seus celulares, computadores e câmeras fotográficas para registrar este momento único¨. Hehehe o cara era engraçado e estava super empolgado.

Lota de gente nas sacadas para ver os barcos
Lota de gente nas sacadas para ver os barcos

Ampliação do canal
O canal foi construído pelos americanos há mais de 100 anos e foi inaugurado em 1914. Durante esses anos o tamanho das embarcações também foi aumentando. Por isso o Canal do Panamá terminou de ser ampliado em 2016, para receber navios muito maiores, os chamados post-panamax. Na verdade, não é uma ampliação, é a construção de um novo canal paralelo ao que já existe.

canal do panama

A gente visitou o Canal do Panamá com a agência Hover Tours. Fomos em um tour privado, com direito a água e refrigerante, e depois do canal ainda passeamos pelo Cerro Ancon, que tem umas vistas incríveis da capital panamenha. De lá dá para ver a parte nova e a antiga de Panamá city e também o canal desde cima.

panama city panama city

E antes de terminar o tour também demos uma passada pela Isla Flamenco e pelo lindo Causeway do Amador, que é uma rua com calçadão de frente para o mar e com vários restaurantes e marinas. Nos fins de semana esse é um dos lugares preferidos dos panamenhos para passear e andar de bicicleta. Ah, no fim do causeway tem um pequeno Free Shop. Se quiser fazer algumas comprinhas lá, não esqueça de levar o seu passaporte.

Centro de visitantes Miraflores (visita ao Canal do Panamá)
Aberto de 3f a domingo, das 9h às 16h15. A entrada ao canal e ao museu custa US$15. Fique de olho nos horários de trânsito das embarcações porque não é sempre que os barcos passam de um lado para o outro e essa é a parte mais bacana. Poder ver ao vivo esse momento. Em Miraflores, que fica dentro da cidade do Panamá, os barcos costumam passar até as 10h30 mais ou menos e depois das 14h30, segundo o guia explicou.

2 Comments

  • Hehe é bem isso, Sarah. O cara narrava com tanta empolgação a passagem dos navios pelo canal que foi impossível não notar. A visita ao canal realmente vale quando os navios estiverem passando, por isso é melhor perguntar bem a hora em que passam os barcos no dia que for visitar. Abraços!

  • Bem legal teu post, a descrição da narrativa do cara falando sobre os navios no canal é show, é por essas coisas que viajamos né, parabéns!

Comments are closed.