O que fazer na Cidade do Panamá

panama city

A capital do Panamá realmente me surpreendeu. Sinceramente não esperava muito de Panamá City, mas fui embora com uma ótima impressão de lá. Achei uma cidade bonita, moderna, com um clima agradável, cosmopolita e pitoresca.

Nós passamos vários dias na cidade já que temos um amigo que mora lá, mas acho que três dias é mais do que suficiente para conhecer as suas principais atrações; o famoso Canal do Panamá, o centro histórico, a parte moderna e fazer um pouco de compras nos tantos shoppings da cidade.

O Canal do Panamá é a sua maior atração, mas não a única. Quem quiser saber mais sobre essa construção incrível, escrevi um post inteiro sobre o canal aqui.

Panamá Viejo

panama city panama city

Essa é a parte mais antiga e charmosa da cidade. É engraçado ver a mistura de edifícios antigos em ruínas, que mais parecem pombais, com prédios totalmente reformados e bem pintados. É que essa parte da cidade está sendo reformada aos poucos e está mudando a cara dessa região.

O Casco Viejo (a cidade colonial espanhola), como se chama essa parte, é um lugar para caminhar sem pressa. As pequenas ruelas devem ser percorridas devagar e sem mapa. Mesmo porque são poucos quarteirões. Além de fotografar os belos casarões renovados, não deixe de passar pela Plaza Bolivar, Plaza Independencia e de entrar na bela catedral.

Catedral do Panamá
Catedral do Panamá

panama city

panama city

De noite a região do Casco Antiguo, na Calle Uruguay, fica super agitada. Esse é o point para jantar e tomar alguma bebidinha ao entardecer.

Mercado de Mariscos

panama city
Não muito longe do Casco Viejo fica o Mercado de Mariscos, um ótimo lugar para provar um ceviche fresquinho e tomar uma cerveja gelada. O lugar é simples mas está cheio de gente local e vale o passeio. O ceviche é fresco fresco porque os barcos atracam e vendem a mercadoria aos restaurantes a poucos metros dali, em uma pequena baía.

Parte nova
Essa vista engana, parece Dubai ou Miami, né? A capital panamenha tem dezenas de arranha-céus modernos e um skyline que faz inveja a qualquer cidade grande do mundo.

panama city

Essa região se chama Punta Paitilla e para ter essa vista eu subi no último andar (66º andar) do Hard Rock Hotel, que fica na Avenida José de la Cruz Herrera. O hotel em si já vale a visita. Durante o dia dá pra subir sem pagar nada. A entrada do hotel fica dentro do Multicentro Mall. Durante a noite essa cobertura se transforma em boate e às vezes tem música ao vivo, daí tem pagar pra entrar.

Cerro Ancón
Esse morro tem umas vistas incríveis da capital. Dá só uma olhada. De lá dá para ver a parte nova e a antiga de Panamá city e também o canal.

panama city

Esse cerro antes era ocupado pelos militares americanos, mas agora quem toma conta são os militares panamenhos. Para chegar lá aconselho ir de táxi, porque a subida é forte para fazer a pé. A entrada é gratuita.

Causaway Amador
É uma grande rua com calçadão de frente para o mar, vários restaurantes e marinas. Esse calçadão liga a parte continental a três ilhas que foram feitas artificialmente com a areia que foi retirada durante a construção do Canal do Panamá.

Nos fins de semana esse é um dos lugares preferidos dos panamenhos para passear e andar de bicicleta. Ah, no fim do causeway, na Ilha Flamenco, tem um pequeno Free Shop. Se quiser fazer algumas comprinhas lá, não esqueça de levar o seu passaporte.

Compras
Panamá é famosa por ser um ótimo lugar para fazer compras, depois dos Estados Unidos, é claro. Sinceramente eu não achei os preços assim tão bons quanto pensava. Obviamente se compararmos com os preços que se pagam no Brasil, ok então são um pouco mais em conta, mas comparado com os preços de Miami, aí acho que já não vale a pena.

Albrook Mall
Albrook Mall

A cidade tem vários shoppings bacanas. O maior e mais famoso é o Albrook Mall. Esse lugar é tão grande que tem nada menos do que cerca de 500 lojas. Não é à toa que esse shopping é um dos maiores do continente. Tem cerca de 1 km de extensão. Eu não gostei muito do Albrook. Achei escuro e não vi muitas lojas bacanas. Acho que só vale a pena se você quer comprar coisas baratas, já que está cheio de lojas mais populares. O Albrook Mall fica bem na frente da rodoviária de mesmo nome.

O shopping que mais gostei foi o MultiPlaza; moderno, iluminado e com muitas lojas de griffe e outras bacanas e não tão caras, como Pull and Bear, Bershka, Gap ou Zara, além da Forever 21 que faz a alegria de qualquer mulher. E para quem curte loja de griffe, no MultiPlaza tem Calvin Klein, Hermes, Louis Vuitton, etc. O MultiPlaza fica na parte moderna da cidade, a dos arranha-céus.

Também visitei o Multicentro. Esse shopping é bem gostoso de passear e tem uma mistura legal de lojas mais caras e outras mais acessíveis. Nesse shopping você encontra Levi´s, Guess, Adidas, Desigual e tantas outras. O Multicentro fica perto da área hoteleira, em Punta Paitilla.

Atenção com os horários de fechamento dos shoppings no Panamá, já que costumam fechar mais cedo do que no Brasil. Dia de semana a maioria fecha às 20h e nos fins de semana, às 21h.

Eletrônicos
Muita gente pergunta se vale a pena comprar eletrônicos no Panamá. Mais uma vez, se a gente comparar com os preços do Brasil eu acho que vale, mas se compararmos com os valores dos Estados Unidos, daí já não vale mesmo.

Eu acabei comprando uma câmera fotográfica na PanamáFoto, uma das lojas mais famosas da cidade e que você encontra em tudo que é shopping. Achei que tinha pago um bom preço, mas depois procurei em outras lojas e vi o mesmo modelo por um valor um pouco mais em conta. Por isso aconselho pesquisar em várias antes de bater o martelo.

Bom, esse são todos os lugares que visitei durante a minha estadia na capital panamenha. Cidade que gostei muito. Se você visitou outros lugares, vou adorar saber. Deixe um comentário aí embaixo e compartilhe a sua dica com os nossos leitores.

Curtindo um fim de tarde na Cinta Costeira
Curtindo um fim de tarde na Cinta Costeira

2 Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *