Lugares imperdíveis em Lima

lima
A bela Plaza de Armas de Lima

A capital do Peru é muito mais bonita e interessante do que eu imaginava. Para começar, eu não sabia que Lima estava no mar. Eu sei, ignorância da minha parte ou falta de geografia na caixola, mas foi bacana chegar na cidade e dar de cara com o mar.

Lima tem vários lugares bacanas para visitar e muito diferentes entre si. Você pode estar pertinho do centro histórico no Paseo de Aguas, uma área mais pobre, e a poucos quilômetros dali passear pelo charmoso shopping a céu aberto, o Larcomar, que oferece vistas incríveis do Oceano Pacífico.

Compartilho neste post 10 lugares para visitar em Lima. A lista não está em ordem do que mais gostei, mas sim por bairros. Aí vão 10 passeios e lugares para curtir a capital peruana e se encantar com essa cidade.

1. Museu Larco (bairro Pueblo Libre)

museo larco
Antes de ir embora de Lima uma amiga me disse que eu não poderia ir embora sem antes visitar o Museu Larco. E ela tinha toda a razão. Essa mansão guarda uma coleção imensa de obejtos valiosos e imprescindíveis para entender a história e a evolução do país. O museu exibe em ordem cronológico peças pré-colombianas que contam a história do país nos últimos 4 mil anos.

IMG_2327 museo larco

Algumas delas em ouro e prata do antigo Peru. Tem até uma sala erótica. Isso mesmo, ali você pode ver objetos que mostram o ato sexual e a reprodução, feitas pela cultura moche.

E como se isso fosse pouco, o museu ainda permite a visita ao seu depósito onde é possível ver 45 mil objetos catalogados. Eu nunca tinha entrado no depósito de um museu, mesmo porque a maioria não permite o acesso aos visitantes nessa parte. Não deixe de passar pelo belo jardim do Museu Larco para tomar um café no seu charmoso restaurante.

2. Taberna Queirolo  (bairro Pueblo Libre)

taberna queirolo
Depois de sair do Museu Larco vá direto a Taberna Queirolo, que fica próxima. A eterna discussão de qual pisco é melhor, o peruano ou o chileno? Sinceramente, já provei os dois e pra mim ambos são bons!!

Essa taberna limenha, no bairro Pueblo Libre, é um tesouro escondido. Ninguém deveria ir embora da capital peruana sem antes passar por lá. Ela é toda decorada com fotos antigas e mesas de madeira. Esse é um lugar para visitar sem pressa no fim da tarde, tomar um bom copo de pisco sour (dois ou três) e provar um prato típico da deliciosa culinária peruana; cau cau, causa de pollo, ceviche, tamal ou o maravilhoso sanduíche de pernil (butifarra) que combina perfeitamente bem com o pisco. Salud!!

3. Catedral e seus segredos (centro histórico)

lima

catedral lima

Eu acho que todas as igrejas e catedrais são um pouco parecidas; altares suntuosos, santos, virgens, cruzes e quadros enormes. Mas o que me chamou a atenção na visita à catedral de Lima é que ela foi reconstruída três vezes por conta de vários terremotos. É por isso que ela está feita de bambu e madeira, mas isso você só sabe quando entra na catedral. Não se vê o interior das paredes porque estão cobertas de estuque.

Tem uma parte (do lado esquerdo) perto do altar que mostra o interior das paredes da catedral. Eu gosto de saber essas curiosidades que fazem a diferença em uma visita que poderia ser como qualquer outra. Por isso eu acho que as vezes vale a pena fazer essa tipo de visita com guias locais, como a gente fez.

4. Museu do chocolate (centro histórico)
Eu sou loucamente apaixonada por chocolate. Cada vez que vejo uma placa em algum lugar que vende chocolate, dou uma paradinha. Já estive em vários Chocomuseus em outros países, mas esse de Lima me conquistou pelas curtas e boas explicações do guia que nos recebeu.

Ali fiquei sabendo que o Peru produz 4 tipos de sementes de cacau e que o aroma das sementes depois de torradas é igual ao chocolate. E para os chocólatras de plantão, além de vários chocolates, é claro, a loja também vende bolo, brownie, chocolate quente e frio, e sorvetes. Uma parada que alegra o seu dia.
O Chocomuseu fica bem do lado da catedral de Lima, em frente da Plaza de Armas.

5. Jardins da Igreja Santo Domingo (centro histórico)

santo domingo lima

Do lado de fora ninguém imagina que essas grossas e grandes paredes escondem um jardim tão florido e opulento. E se você ainda tem vontade de descobrir mais, não deixe de visitar os túmulos no subsolo.

Histórias macabras e tristes de sacerdotes, padres e outros religiosos que tinham filhos e depois o que faziam? O guia nos contou que eles enterravam e escondiam as crianças nessas passagens secretas subterrâneas. Revelações tristes e duras que me fizeram refletir um pouco mais sobre o eterno discurso hipócrita da igreja católica.

6. Cafezinho peruano (centro histórico)

La casa del cafe - Lima
O Peru não é tão famoso como a Colômbia ou o Brasil pelo seu café, mas o país também produz bons grãos e tem um certo peso no assunto. Se você quer provar um bom café peruano, comprado direto de produtores rurais, e aprender um pouco mais sobre todo o processo de plantio, colheita, torrefação, etc, um lugar que recomendo visitar é La Casa del Café Peruano, no centro histórico a um quarteirão da Plaza de Armas, no Pasaje Nicolas Rivera, 136.

A dona desse café, a Sandra, vem de uma família de cafeicultores e manja muito do assunto, tanto é que no segundo andar da cafeteria ela montou um pequeno museu. Ela também oferece uma cata de café que dura cerca de 2h e garante que todo mundo sai de lá sabendo pelo menos como apreciar uma boa xícara desse liquido oscuro e aromático que tanta gente ama.

7. Espejo de Agua (bairro Rimac)

espejo de agua rimac lima

Diz a lenda que a amante de um rei peruano pediu que ele trouxesse a lua aos seus pés e por isso ele construiu esse pequeno espelho de água. Com influência árabe, essa bela praça está no bairro Rimac, uma parte mais pobre da cidade mas que aos poucos os seus monumentos estão sendo restaurados. Nós passamos por lá num domingo e a região é bem tranquila.

8. Parque del Amor (Miraflores)

parque del beso lima parque del beso lima
Outro lugar que recomendo a visita é o Parque del Amor. Um lugar que presta uma homenagem ao amor, ao encontro, ao beijo, ao carinho e ao romantismo. Eu adorei a simplicidade e o colorido desse parque no bairro de Miraflores. Qualquer semelhança com as obras de Gaudi não é mera coincidência. Os bancos estão revestidos de mosaicos coloridos e trechos de poesias que fazem você sorrir à toa. E se mesmo assim faltar inspiração para uma declaração de amor, não deixe de admirar a vista ao mar que se tem lá de cima. Isso vai ajudar.

Uma boa hora para visitar esse parque é no fim da tarde, assim você pode ver o pôr do sol bem na sua frente.

parque del beso lima

9. Shopping Larcomar (Miraflores)

larcomar

lima miraflores
Essa é uma das vistas do shopping

Imagina um shopping a céu aberto e de frente para o mar, mas numa parte bem alta da cidade com toda essa vista aos seus pés. O Larcomar poderia ser igual a qualquer outro shopping que a gente conhece, mas a vista e a brisa que se tem ali o faz diferente e por isso veio parar nesta lista de Top 10 de Lima! O Larcomar também fica no bairro de Miraflores.

10. Puente de los Suspiros (Barranco)

Foto: Flickr
Foto: Flickr

No boemio bairro de Barranco, entre casarões históricos, músicos de rua, ateliers e lojas descoladas fica o Puente de los Suspiros. Os peruanos dizem que antes de atravessar essa ponte é preciso fazer um pedido e prender a respiração até chegar do outro lado, só assim o desejo vai virar realidade.

11. Museu Mario Testino (extra)! (Barranco)

MATE MARIO TESTINO
O famoso fotógrafo peruano de celebridades tem o seu próprio museu em Lima. O MATE fica num belo casarão antigo também em Barranco. Fotos enormes de famosos como Kate Moss, dos Rolling Stones ou Naomi Campbell estão por lá. São 8 salas com várias imagens e uma especial dedicada a Lady Di. Essas belas imagens foram tiradas por Testino dois meses antes dela morrer em Paris.

MATE MARIO TESTINO

Além da exposição, o museu tem uma loja fofa e um restaurante que é uma gracinha. Se for a Barranco, não deixe de visitar o MATE.

Loja fofíssima do MATE
Loja fofíssima do MATE

Excursões e passeios
Nós fizemos duas excursões em Lima e alguns dos lugares que coloquei nesta lista de Top 10 nós fizemos com a Agência Viajes Pacífico (Vipac), que nos apoiou nesta visita. Gostei muito do serviço da Vipac, dos guias e do serviço. Eles te buscam no hotel e as visitas são feitas numa van com ar condicionado e guias bem preparados. Além de vários passeios por Lima, a agência também oferece traslados e excursões bacanas pelo Peru.

As excursões com a Vipac foram cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post, que é totalmente pessoal.

E você já conhece Lima e tem alguma dica ou sugestão de lugar para nos indicar? Deixe um comentário no post aí embaixo. Vamos adorar saber!!

3 Comments

  • Oi Jaqueline. Obrigada pela dica. Não conheci esse museu quando estive lá, agora já tenho mais uma desculpa para voltar 🙂

  • Sugiro o Museu Huaca Pucllana, fica em Miraflores, Lima.
    Trata-Se de um sítio arqueológico com piramode, tumbas, jardim e um museu com peças dos habitantes da cultura pré-limenha.
    Os passeios são guiados e não não muito longos.

  • Passei vinte dias no Peru, incluindo lima, Cuzco, Puno, Arequipa….; valeu a pena, estava com pequeno grupo de amigos, contratamos van e conhecemos lugares belíssimos….

Comments are closed.