De trem ao Machu Picchu

inca rail machu picchu

Existem duas maneiras de chegar até o incrível Machu Picchu; fazendo uma caminhada de 4 dias pela trilha inca ou de trem, em uma viagem que dura 1h30. Eu acho que as duas formas são ótimas, mas tudo vai depender do seu fôlego, da quantidade de dias disponíveis e de quanto quer gastar.

Eu fui de trem, com a Inca Rail, e gostei muito da escolha, mesmo porque não estava com pique pra caminhar e dormir durante 4 dias em barracas. Sei de muita gente que fez esse caminho e adorou, mas eu queria mesmo algo mais práctico.

Existem duas empresas que fazem o trajeto de trem até o Machu Picchu. Uma é a Peru Rail e a outra é a Inca Rail. Nós fizemos a viagem de ida e volta com a Inca Rail.

Você pode comprar as passagens antecipadamente pela internet (o que eu recomendo) ou no escritório das empresas na cidade de Cusco, se quiser fazer tudo por conta, ou em agências de viagem.

Compartilho com vocês como foi a nossa experiência com a Inca Rail e várias dicas para quem quer conhecer o Machu Picchu de trem.

Saída
Como viajamos no primeiro trem da manhã, tivemos que acordar bemmmm cedo, ainda mais que o trem não sai diretamente de Cusco. Os trens da Inca Rail saem de Ollatanytambo, que fica a quase 2h de Cusco.

Saímos de Cusco às 4h e chegamos tranquilamente ao redor das 6h da manhã e ainda tivemos tempo para descansar um pouquinho na sala de espera da estação. O dia já tinha amanhecido e o trem partiu pontualmente às 6h40.

Essa é a sala de espera dos trens em Ollantaytambo
Essa é a sala de espera dos trens em Ollantaytambo
Carinha de sono, antes de partir
Carinha de sono, antes de partir

Viagem
A Inca Rail tem 3 categorias; classe econômica, executiva e primeira classe.

Essa é a primeira classe. Foto: divulgação
Essa é a primeira classe. Foto: divulgação
Classe executiva
Classe executiva

 

inca rail machu picchu
Feliz ao embarcar

 

A gente viajou na executiva e foi bem confortável; as poltronas são de couro, cabem 4 pessoas, duas de cada lado, e tem uma mesinha no meio. Durante a viagem servem um pequeno lanchinho e uma bebida, que pode ser refrigerante, chá ou café, e um pequeno chocolatinho.

inca rail machu picchu

Nós recebemos esse lanchinho especial de cortesia
Nós recebemos esse lanchinho especial de cortesia

A parte que mais gostei, foi sentar na janela, é claro, e também a iluminação natural que entra no trem, já que o teto tem várias janelas.

inca rail machu picchu

No embalo do trilho e vendo as belas paisagens, rio, montanhas, vales e muito verde e conversando com um casal argentino que sentou na nossa frente, a viagem passou super rápido, menos de 1h30. Quando me dei conta já estávamos na estação de Águas Calientes, bem pertinho do Machu Picchu.

Você também pode assistir ao vídeo que fizemos dessa viagem.

Classes 
Se for viajar de trem, reserve a sua passagem com pelo menos alguns dias de antecedência, principalmente se for temporada alta, janeiro e fevereiro.

Na Inca Rail a diferença de preço entre a classe econômica e executiva é muito pequena e eu recomendo a executiva pelo maior conforto das poltronas e do lanchinho. Já na primeira classe, que costuma ser o dobro do preço da executiva, o conforto é muito maior e também está incluído uma refeição, bebidas e um drinque de boas-vindas.

Além dos serviços de bebida, que estão incluídos ou não, a maior diferença entre as categorias está no número de passageiros em cada vagão e por isso no conforto da viagem. Na classe econômica são 50 pessoas, na executiva, 42, e na primeira classe, 30.

O preço da passagem na executiva (ida e volta) em março de 2016 era de 110 dólares e o valor da econômica, muito parecido. E na primeira classe, cerca de 170 dólares. Os preços também variam dependendo da época do ano dos horários de saída.

Como chegar a Ollantaytambo
De Cusco a Ollantaytambo, de onde saem os trens ao Machu Picchu, são cerca de 2h de carro. Por isso é bom se programar com antecedência. Nós pegamos as mini-vans de transporte público na pequena rodoviária de Pavitos e essa é a opção mais barata. Pagamos cerca de 4 dólares por pessoa (ida). Outra opção é ir de táxi privado, que custa ao redor de 35 dólares. O transporte até a estação de Ollantaytambo não está incluído no preço da passagem de trem e deve ser feito de forma particular.

Horários

inca rail machu picchu

A gente pegou o primeiro trem, às 6h40, e sinceramente achei esse horário muuuuuito cedo. Além do mais, nesse mesmo dia visitamos o Machu Picchu e ficamos umas 6h caminhando por lá o que foi bastante cansativo.

Uma sugestão que dou é pegar um dos trens que saem de tarde, dormir uma noite em Aguas Calientes (onde chega o trem) e só visitar o Machu Picchu no dia seguinte, e depois disso, nesse mesmo dia, retornar a Cusco num dos horários do fim da tarde. Acho essa uma boa opção. Mas se você tiver poucos dias e não quiser dormir em Aguas Calientes, então vale pegar o primeiro trem da manhã e voltar num dos últimos horários do fim da tarde.

machu picchu

A nossa viagem com a Inca Rail foi uma cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post, que é totalmente pessoal.

Você já viajou ao Machu Picchu de trem ou fez o Caminho do Inca e quer compartilhar a sua experiência com a gente? É só deixar um comentário aí embaixo! O Rafael, do blog Viagem Primata, fez a trilha inca e tem várias histórias pra contar lá no blog dele.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *