Cânion Itaimbezinho, natureza e belas paisagens

 

itaimbezinho

Natureza, ar puro e paisagens de cair o queixo, no Cânion do Itaimbezinho, na serra gaúcha tem tudo isso! Eu adoro caminhar e descobrir lugares novos. Então, quando soube que iria para Gramado, comecei a procurar atividades diferentes pra fazer por lá e descobri que esse famoso cânion não fica tão longe.

Com uma extensão de quase 6 mil metros e uma profundidade de 720 metros, esse é um dos maiores cânions do Brasil. O Itaimbezinho fica entre Cambará do Sul e Praia Grande, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. Indo de Gramado, de carro, demora cerca de 2h30, 3h, já que o último trecho é de chão batido.

Como eu não fui de carro para Gramado, fiz uma excursão até o cânion. Saímos às 8h15 do hotel e chegamos ao Itaibezinho por volta das 11h15. Dentro do parque passamos cerca de 3h caminhando pelas trilhas e admirando essas paisagens maravilhosas do meu Brasil.

itaimbezinho

itaimbezinho

Nós fizemos duas trilhas que são auto-guiadas. Ou seja, se você não for com guia, não vai se perder. Uma é a do Vértice, cerca de 3km e 1h de caminhada, que te leva até quase a borda do cânion. A vista que se tem de lá é esta. É tudo tão bonito que até os urubus dão as caras por lá.

itaimbezinho

itaimbezinho

E a outra trilha é a do Cotovelo, bem mais curta, que vai até um mirador que te permite ver a Cascata do Véu da Noiva, com seus 700 metros de altura.

 

itaimbezinho

Encontrei gente fazendo a trilha de bike
Encontrei gente fazendo a trilha de bike

Depois de tirar muitas fotos e de uma paradinha rápida na sombra para almoçar sanduíches que levamos por nossa conta, começamos a volta para Gramado.

Eu gostei do passeio, embora tenha sido um pouco cansativo (3h para ir e quase 3h pra voltar) e gostaria de ter ficado mais tempo no parque, mas pelo menos deu para conhecer um dos maiores cânions do Brasil.

 

A van faz uma parada num café bacana no meio do caminho para usar o banheiro e comprar um lanchinho pra gente levar, mas acho que seria bacana se a agência incluísse isso em uma box-lunch, em vez da gente ter que comprar, já que o valor da excursão é de R$130 por pessoa (abril 2016). Ah, também tem que pagar a entrada ao parque nacional, que é de R$8.

Mais informações
Fiz a excursão ao Itaibezinho com a agência de turismo Brocker, que também oferece vários passeios pela região.

O Parque Nacional dos Aparados da Serra abre de terça a domingo, das 8h às 17h. Não deixe de levar boné, repelente e protetor solar para essa excursão.

2 Comments

  • Eu e meu esposo já fizemos essas trilhas dos dois cânions , Fortaleza e Itaimbezinho são espetaculares tenho dicas no meu blog se quiser dar uma olhada, lindas fotos parabéns!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *