Salineras Maras, uma surpresa perto de Cusco

salineras maras

Nem todo mundo que visita Cusco sabe que a alguns quilômetros de distância fica Maras, uma pequena cidade do interior que esconde um grande salar.

Confesso que não tinha muita vontade de conhecer esse lugar, mas acabei aceitando o convite do meu marido, afinal de contas viajar junto tem dessas coisas. E ainda bem que eu fui porque o passeio realmente vale a pena.

A primeira parada foi na pequena cidade de Maras. Esse lugar não tem um grande atrativo em si, mas é bacana para visitar uma cidade menos turística do que Cusco e conhecer um pouco mais da cultura peruana.

maras

Posando com as mulheres locais
Posando com as mulheres locais

Saindo de Maras são necessários uns 40 minutos de caminhada, em descida pelo meio do campo, para chegar até as salineras. O trajeto é sussi, mas o problema é que nessa região tem muita altitude, ali são 3.300 metros e o passo deve ser tranquilo e vagaroso. Eu acabei ficando com um pouco de dor de cabeça por conta da altitude, mas nada terrível.

O passeio pelo Vale Sagrado é super agradável
O passeio pelo Vale Sagrado dos Incas é super agradável

Durante a caminhada, aos poucos, as minas de sal vão aparecendo e deixando a paisagem diferente no meio do belo Vale Sagrado dos Incas. Engraçado ver como essas centenas de pocinhas brancas vão ficando maiores quando a gente vai se aproximando. São cerca de 5km branquinhos espalhados pelo meio das montanhas marrons.

salineras marassalineras maras salineras maras

Depois de pagar uma entrada de 2 dólares, tivemos tempo para tirar várias fotos e conversar com alguns trabalhadores locais. Eles nos contaram que várias famílias da região vivem da extração dessa sal. Cada pequeno quadradinho que você vê aí na foto pertence à uma família. Depois que o sal é retirado é levado até uma cooperativa para que o iodo seja adicionado.

Além da sal que é retirada dali, o pessoal da região também vende outros produtos, como chocolate e bolsinhas com sais temperadas.

salineras maras salineras maras

Agradeci ao Esteban por ter insistido para que eu fizesse esse passeio com ele, porque realmente eu não imaginava que perto de Cusco a paisagem poderia mudar tanto assim e que esse lugar ainda fosse me surpreender.

salineras maras

Como chegar
Várias agências de turismo oferecem o passeio até as salineras desde Cusco junto com os restos arqueológicos de Moray, mas a gente foi por nossa conta mesmo. Pegamos um ônibus na pequena rodoviária de Pavitos e depois de uns 40 minutos chegamos a um cruzamento no meio da estrada. Peça ao motorista da van pra te avisar quando chegar ao cruzamento. É só você dizer que vai a Maras. Do cruzamento pegamos um táxi (5 minutos) até a pequena cidade de Maras e dali fizemos a caminhada de 40 minutos até as salineras.