O que fazer em La Paz

la paz


Lá do alto La Paz é linda. Imagina uma cidade toda construída dentro de um vale rodeado por montanhas e algumas com o cume coberto de neve. E como se isso fosse pouco, La Paz é uma das cidades mais altas do mundo; está a nada menos do que 3.600 mil metros acima do nível do mar.

La Paz foi o último destino da nossa HoneyMoonBlogger. A gente passou 4 dias lá, mas acho que 3 são suficientes para conhecer a cidade e fazer um passeio pelos seus arredores.

Neste post conto seus principais atrativos e uma visita legal que fizemos a El Alto, a região metropolitana que fica ao lado, mas que cresceu tanto que hoje é uma cidade independente e a segunda maior da Bolívia.

la paz illimani
Quando você está em La Paz, de quase todos os lugares dá para ver o Illimani

Teleférico

teleferico la paz

Pra mim, isso é o melhor de La Paz. Por isso, recomendo como primeiro passeio andar em todas as linhas de teleféricos . Ver a cidade lá do alto em diferentes ângulos é incrível.

Quando a gente esteve lá, La Paz estava com 3 linhas de teleférico funcionando (a vermelha, verde e amarela), mas já estão fazendo outras 7 por lá. O sistema funciona muito bem, é organizado e o bacana é que os teleféricos fazem parte do sistema público de transporte de lá. Ou seja, a passagem é baratinha, cerca de 50 centavos de dólar.

A linha vermelha vai do bairro de Sopocachi até El Alto, que fica na região metropolitana de La Paz. E a linha amarela e verde vão para a zona sul da cidade, uma área mais nobre. Na última estação da linha verde (Irpavi) a dois quarteirões fica o maior shopping da cidade, o Megacenter. Mas não vá esperando grande coisa. Esse shopping tem poucas lojas de roupa, algumas salas de cinema e uma praça de alimentação. Porém, tem uma loja que eu adoooooro, a Casa Ideas, de decoração e várias cositas fofas. Super recomendo a visita.

la paz

Não deixe de passear de teleférico para ter as melhores vistas de La Paz. Aliás, recomendo fazer isso tanto de dia como à noite, já que o visual muda completamente.

Centro

la paz

 

Igreja San Francisco
Igreja San Francisco

la paz

A região do centro é meio caótica; cheia de carros buzinando e gente pra tudo quanto é lado. O ponto principal fica na igreja São Francisco e a dois quarteirões dali, na Rua Sagarnaga, está o famoso mercado de bruxarias (Mercado de Brujas), que nada mais é do uma rua cheia de lojinhas que vendem souvenirs, blusas de lã e alpaca, ponchos e alguns produtos de bruxaria, como animais empalhados, ervas e pozinhos mágicos.

lapaz
Calle Sagarnaga

Eu acabei comprando vários presentinhos nessa rua, já que La Paz foi o nosso último destino da viagem e já não ia pesar tanto levar na mala. A Bolívia é um país bem barato pra fazer turismo, mas mesmo assim vale a pena pechinchar, principalmente porque essa rua é bem turística.

Outro ponto para visitar por lá é o Paseo del Prado, também no centro. Uma caminhada bacana é ir desse passeio até a igreja São Francisco e parar para comer uma jawita, uma empanada de queijo bem gostosa.

Adrenalina

lapaz
Esse não é o homem aranha, é o Esteban segundos antes de descer

E se você quer um shot de adrenalina na veia e não tem medo de altura, não deixe de pular de um prédio fazendo rapel. O Urban Rush é uma descida do 17º andar e com um plus, os últimos 25 metros são de caída livre!!

Eu não tive coragem, infelizmente, mas o Esteban foi e adorou!! Nem um pingo de medo ele sentiu, gente. Você também pode escolher uma roupa de super herói para descer J Segundo ele, a parte mais difícil é quando você já está fora da janela e vê todo o centro de La Paz e as pessoas lá embaixo bem pequenininhas.

Se você nunca fez rapel ou algo parecido, não se preocupe porque o pessoal do Urban Rush tem a maior paciência em explicar tudo e você só desce a hora que se sentir realmente preparado. O salto custa cerca de 23 dólares e o friozinho na barriga é garantido! Ficou curioso pra saber como é? Aqui tem um vídeo do salto do Esteban.

Arredores
E fora de La Paz existem vários passeios bacanas, como o Valle de la Luna, a Estrada da Morte ou uma visita a cidade de El Alto. Aqui tem um post completo sobre El Alto, uma cidade criativa e que merece a visita.

Outro local bacana para visitar é o Valle de la Luna, que fica a 10km de La Paz. É uma região que realmente parece o solo lunar. Essas formações e picos marrons argilosos podem ser visitados sem guia e sem agência de turismo.

valle de la luna valle de la luna

É só pegar um dos ônibus (902 ou 273) que passam pela Av. 6 de Agosto (centro) e descer depois de uns 50 minutos. Os dois ônibus param bem em frente do Valle de la Luna. A entrada custa cerca de 2 dólares e tem dois pequenos circuitos para caminhar lá dentro. Os dois são bacanas. Recomendo fazer os dois.

Altitude
Como La Paz é uma das cidades mais altas do mundo, a altitude pode incomodar um pouco nos primeiros dias. Para ¨driblar¨ um pouco esse mal estar, aconselho pelo menos no primeiro dia somente descansar.

Algumas pessoas podem sentir um pouco de dor de cabeça, cansaço geral no corpo e leve dor nas pernas, mas tudo isso são sintomas normais em lugares com muita altitude, o famoso apunamento ou soroche. Mas nada que umas boas horas de sono, comida leve, muito líquido e algumas xícaras de chá de coca não ajudem.
Curiosidades

  1. Muita gente pensa que La Paz é a capital da Bolívia, mas, na verdade é Sucre. Em La Paz fica a sede do governo, enquanto em Sucre está a sede constitucional, o Supremo Tribunal Federal.
  2. Outra coisa engraçada que notei é que a maioria das casas e dos edifícios baixos de La Paz não tem acabamento, é tudo no tijolo à vista mesmo. Eu fiquei curiosa e acabei investigando um pouco para saber se era uma questão cultural, para manter uma temperatura constante ou por causa do pó, masssss acabei descobrindo que as casas são assim porque dessa maneira os donos pagam menos impostos.Supostamente quem não tem dinheiro para fazer o acabamento é porque tem menos recursos financeiros, por isso acabam pagando menos impostos, curioso né? É fato, em qualquer direção que olhar você vai ver milhares de casas alaranjadas uma do lado da outra.
  1. Sabia que La Paz ganhou o título de uma das novas Sete Cidades Maravilhosas do Mundo? A cidade até tem certo encanto, por estar dentro de um vale, mas eu não acho que seja assim tãooooo maravilhosa. Mas como gosto é gosto…

Onde dormir
Nós ficamos em Sopocachi, uma área bem residencial que fica próxima ao centro de La Paz. Esse bairro é muito tranquilo e bonito.

A gente dormiu no aconchegante e super bem localizado Casa Fusion. Essa antiga casa grande foi reformada e hoje é um hotel boutique.

lapaz
Foto: Esteban Mazzoncini

A sua localização não poderia ser melhor, fica a 5 quarteirões da Praça Espanha e a poucos passos do teleférico da linha vermelha, da estação de Sopocachi mesmo. Outro ponto positivo é que o café da manhã é servido no pequeno jardim de inverno de uma boulangerie, que fica ao lado, e todos os dias claro tem várias coisas doces e salgadas para se deliciar.

E você já esteve em La Paz e tem alguma dica bacana para compartilhar? É só deixar um comentário aí embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *