Carnaval de Barranquilla, pura diversão

barranquillacarnaval5

Quem acha que só brasileiro sabe fazer carnaval deve rever os seus conceitos. Os mais conhecidos do mundo são o do Rio de Janeiro e o de Veneza, mas o da cidade colombiana de Barranquilla não fica muito atrás. Não é à toa que essa festa é a mais famosa do país e também é Patrimônio da Humanidade.

Além de ser famosa pelo seu carnaval, ninguém menos do que a cantora Shakira nasceu em Barranquilla, essa pequena cidade próxima ao caribe colombiano.

A gente esteve lá no seu famoso carnaval este ano. Se eu tivesse que definir essa festa em poucas palavras seria; cores, desfiles, alegria, cerveja e muito mais muito calor.

barranquillacarnaval

O desfile mais famoso é a Batalla de Flores, na Via 40, geralmente feito no sábado de carnaval. Durante os dias que antecedem também há varios eventos e desfiles; festival de comédia, gran parada de tradición, parada de comparsas, festival de orquestas, etc, pela cidade.

São vários dias de desfile e a população se prepara durante boa parte do ano para o seu minuto de fama na avenida. Para assitir aos desfiles é melhor comprar ingresso com antecedência já que essa festa é famosa no mundo todo.

Os valores mudam de acordo com a localização e se a arquibancada (palco) tem teto ou não, por conta do sol que é muito forte.

Os ingressos não são caros e acho que o investimento vale a pena, pelo menos para assistir uma vez. Quando estivemos lá em fevereiro de 2016, os ingressos dos palcos (arquibancadas) variavam de 50 a 100 dólares.

Esse são os palcos
Esses são os palcos

Mas quem tá com a grana curta pode ficar na rua mesmo, na parte popular, e tentar encontrar algum lugar na calçada. Mas eu realmente não recomendo ficar nessa parte porque o empurra empurra é grande e não dá pra ver o desfile direito pela quantidade de gente nas ruas.

Quanto a segurança, não tivemos nenhum problema. Antes de chegar nas arquibancadas passamos por pelo menos duas revistas policiais.

Sobre alimentação, tem vários vendedores ambulantes que oferecem cerveja, água e refri e algumas barraquinhas com comida, mas não vi muitas.

barranquillacarnaval9

A festa
O que achei bem diferente do carnaval do Rio é que o desfile principal é feito de dia, com início perto das 11 da manhã. Imagina o calorão que não faz ao meio-dia no caribe colombiano. Pra mim foi quase impossível ficar na rua nessa hora porque a minha cabeça parecia que ia rachar. Aliás, a única crítica que faria é quanto ao horário do desfile principal. Se fosse no fim da tarde, acho que seria bem melhor.

Por outro lado, não sei se eu estava com uma super expectativa e acabei me desapontando um pouco ou se realmente o carnaval de Barranquilla não é tudo aquilo que dizem. Talvez porque eu já tinha assistido o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro e para superar esse espetáculo precisa de muuuuuuita coisa. Acho que pode ser isso e, na verdade, as duas festas não podem ser comparadas.

barranquillacarnaval10 barranquillacarnaval2 barranquillacarnaval1

Bom, o carnaval de Barranquilla mais parece com um grande desfile de blocos de rua do Rio. O povo sai em grupos (as comparsas) cantando e dançando pela avenida e tirando foto com todo mundo. As fantasias são diferentes e os personagens também. Essas por exemplo estão fantasiadas de Negrita Puloy.

barranquillacarnaval11
barranquillacarnaval3

A caracterização vem de um detergente venezuelano da década de 60 que tinha uma mulher vestida assim na sua embalagem.

Vi muitas fantasias legais e povo animado. Aliás, não sei como faziam para aguentar esse calorão com esses trajes. Além de várias comparsas, durante o desfile tem alguns caminhões de som onde alguns grupos ou famosos da Colômbia vão dançando e cantando em cima.

A música também é diferente, tem um ritmo mais caribenho, é claro. Uma mistura de salsa, merengue e outros ritmos costeños (da costa).

barranquillacarnaval6
barranquillacarnaval4

E a melhor parte é a simpatia dos colombianos. Eles são incríveis, imagina então em época de carnaval. Todo mundo é super simpático e tirar fotos com alguns é super fácil. Aliás, se descobrem que você é estrangeiro, eles é que pedem pra tirar foto com você.

Eu o Esteban no meio dos alegres colombianos
Eu o Esteban no meio dos alegres colombianos

Alojamento

Como você já deve imaginar Barranquilla fica lotada durante o carnaval e os preços dos hotéis chegam a triplicar. Por isso a gente preferiu ficar hospedado fora da cidade e fazer um bate e volta. Nós dormimos em Taganga, uma praia tranquila e charmosinha, que fica a 109km.

Outro lugar próximo é Santa Marta, mas a gente não quis ficar lá porque várias pessoas disseram que a cidade não é muito segura e não é nada bonita. Achei que a nossa decisão foi perfeita; saímos de Taganga perto das 8h da manhã e voltamos no fim da tarde.

Dicas

  • Não esqueça de passar protetor solar, o sol é intenso
  • Vale levar uma garrafa de água e algo para beliscar
  • Melhor comprar os ingressos com antecedência
  • Leve chapéu ou boné

barranquillacarnaval7

Você já foi ao carnaval de Barranquilla e quer compartilhar alguma dica aqui no blog? É só deixar um comentário aí embaixo.

Para saber mais informações sobre o carnaval de Barranquilla veja aqui.