Paracas, um belo deserto no Peru

paracas

A pequena cidade de Paracas, na costa peruana, é famosa porque fica no mar e também porque está perto do aeroporto de Pisco, um dos lugares de onde saem os aviões para sobrevoar as famosas linhas de Nasca, mas o que pouca gente sabe é que em Paracas tem vários passeios legais para fazer e tranquilamente dá para ficar dois dias por lá.

A cidadezinha de Paracas fica numa região bem árida e quente do Peru. Esse lugar em si não tem muitas atrações, além de restaurantes e lojinhas que vendem souvenir a beira mar. Mas as suas principais atrações estão a poucos quilômetros. Paracas fica a 250km ao sul de Lima.

ica paracas

A principal delas é o Parque Nacional de Paracas, a 8km, um deserto imenso e incrível. Durante a nossa honeymoonblogger visitamos três desertos e esse foi bem diferente porque mistura essas paisagens alaranjadas das areias com um belo mar de fundo.

paracas

paracas

Visitar esse parque é um dos passeios imperdíveis que você deve fazer quando visita Paracas. Os principais pontos de visita dentro do parque são a catedral, que são essas grandes rochas no mar, as praias Yumaque e Supay e o centro de interpretação.

paracas paracas

paracas

O lugar é tão lindo que dá vontade de tirar mil fotos
O lugar é tão lindo que dá vontade de tirar mil fotos

Várias agências oferecem o tour ao parque que dura cerca de 4h e tem várias paradas. Os preços entre as agências são bem parecidos, mas conseguimos um descontinho depois de insistir um pouco. E tivemos sorte porque era temporada baixa (março) e como não tinha muita gente fizemos um tour quase privado. Fomos somente três pessoas com o guia Cesar Navarro cenavarro40@hotmail.com.

Ele nos levou e teve a maior paciência em parar todas as vezes que pedimos e nos dar muitas explicações sobre o parque. O único problema é que ele só fala espanhol, para mim não é um problema mas junto com a gente no carro tinha uma holandesa que não entendia espanhol. Mas mesmo assim recomendo os seus serviços pela sua atenção e dedicação.

Outro lugar para conhecer pertinho de Paracas são as Islas Ballestas. As excursões saem dali mesmo e duram cerca de duas horas. Nesse passeio é possível ver um geoglifo gigante em forma de candelabro escavado em uma rocha e avistar algumas vezes pinguins e quase sempre leões-marinhos.

A gente acabou não fazendo essa excursão porque nesse dia pela manhã a maré estava muito alta e o porto fechou e nenhum barco saíu. Se você tiver que escolher entre uma excursão e outra, recomendo muito mais a do Parque Nacional.

Onde ficar
Tem muitos alojamentos em Paracas, muitos mesmo. A maioria são hostels e hotéis mais simples. Nós ficamos hospedados no Gran Palma, um dos poucos 3 estrelas da cidade.

Gran Palma
Essa é a vista que se tem do café da manhã

O hotel é bacana e alguns quartos têm sacada e vista para a baía. Os quartos são pequenos mas confortáveis, têm frigobar, suíte e ar condicionado.

A melhor parte do hotel é o terraço onde servem um gostoso café da manhã. Uma delícia ver o amanhecer ou o pôr do sol dali. A estadia no Gran Palma foi uma cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post, que é totalmente pessoal.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *