Buenos Aires tem a maior mesquita da A. Latina

mesquitabuenosaires12

Aqui não se escuta a chamada ao rezo pelos alto-falantes dos minaretes, passear pela Mesquita Rey Fahd é como estar em qualquer país muçulmano, mas a gente só percebe que está em Buenos Aires quando ouve o guia falar em espanhol. Passei várias vezes na frente dessa mesquita, a admirei por fora, mas nunca tinha entrado. Até que resolvi conhecer esse belo lugar, mesmo porque eu gosto muito da cultura árabe.
O Centro Cultural Islâmico Rey Fahd tem a maior mesquita da América Latina e todo mundo pode conhecer este lugar em visitas guiadas gratuitas.

mesquitabuenosaires mesquitabuenosaires1

Eu estive lá e gostei bastante do passeio. Durante a visita muitas pessoas aproveitaram para tirar dúvidas, das mais básicas até outras mais religiosas. O guia explicou várias coisas, entre elas uma confusão muito comum; todos os árabes não são muçulmanos e todos os muçulmanos não são árabes. É árabe quem nasce em um país onde o idioma é o árabe, já ser muçulmano vem da religião, da prática do islamismo. Por exemplo, os turcos não são árabes, porque o seu idioma é o turco, mas a maioria nesse país é muçulmana porque pratica o islamismo.

mesquitabuenosaires8

Pátio da escola
Pátio da escola

mesquitabuenosaires9

Eu e o Esteban se esquentando ao sol
Eu e o Esteban se esquentando ao sol

A visita guiada dura cerca de 1h30, dependendo do interesse do grupo, e passa por 4 lugares dentro desse enorme terreno; pela escola, que atualmente tem cerca de 100 alunos, pelo pátio principal, também visitamos uma sala de aula e a última parada é no interior da mesquita.

mesquitabuenosaires2

Silêncio e muito respeito, também é preciso deixar os sapatos do lado de fora, antes de entrar. A decoração da mesquita é bem simples e o toque especial fica por conta do sol que entra pelas enormes janelas de vidro e deita sobre esse imenso tapete, que veio diretamente da Árabia Saudita. O único objeto que sobressai é o gigantesco lustre que foi trazido de Viena. O lustre tem nada menos do que 230 lâmpadas e três metros de diâmetro.

mesquitabuenosaires3
mesquitabuenosaires4

A mesquita tem capacidade para 1.500 pessoas; mil para os homens na parte de baixo e 500 lugares para as mulheres na parte superior.

Durante o passeio, uma das coisas que aprendi é que nos lugares religiosos a posição da lua sempre está em direção à Meca. Ou seja, os muçulmanos podem se guiar olhando para as luas que estão no topo dos minaretes na hora de rezar.

mesquitabuenosaires6

Esse centro cultural foi inaugurado no ano 2000 e a obra foi desenhada por um arquiteto da Árabia Saudita, especialista em projetar mesquitas. Dizem que o custo da obra foi de cerca de 22 milhões de dólares.

Então já sabe, quando vier a Buenos Aires se quiser visitar um lugar diferente e aprender um pouco mais sobre a cultura árabe e o islamismo, a Mesquita Rey Fahd é uma boa pedida.

mesquitabuenosaires11
Mais informações
As visitas guiadas são gratuitas e são feitas em espanhol. Não é necessário reservar, é so ir até a mesquita nas terças, quintas ou sábados, ao meio-dia. Em dias de chuva não há visitas guiadas.

Não esqueça que esse é um lugar religioso, por isso não é permitida a entrada com roupa decotada, shorts ou saias para cima do joelho, e calça justa.

A mesquita fica na Avenida Bullrich, 55. A estação de metrô mais próxima é Palermo, que está a 6 quarteirões. O edifício fica no bairro de Palermo, bem perto do Hipódromo de Buenos Aires.

mesquitabuenosaires5

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *