Villa Ocampo, uma passeio intelectual

Para quem quer fugir um pouco do agito de Buenos Aires e quer relaxar em uma paisagem campestre, típica de uma vila italiana, super recomendo a visita à Villa Ocampo. Um passeio para relaxar e conhecer um pouco sobre a história cultural e intelectual argentina do século XX.

Essa mansão foi frenquentada por grandes intelectuais e profissionais do mundo todo. Ninguém menos do que Jorge Luis Borges, Bioy Casares, Albert Camus, Pablo Neruda, Saint-Exupéry, Le Corbusier e tantos outros famosos renomados passaram por lá. A Villa Ocampo é um lugar tão importante que até mesmo Indira Gandhi, que era amiga de Victoria Ocampo, esteve ali.

Indira Gandhi passou por lá
Indira Gandhi passou por lá

Victoria Ocampo foi uma escritora e intelectual de vanguarda na Argentina. Para ser ter uma ideia, ela foi a primeira mulher a ter carteira de motorista no país e costumava fumar em público, o que não era bem visto naquela época.

Ela foi uma pessoa de muita visão. Em 1973, Victoria doou a sua residência à Unesco para que a casa fosse preservada e utilizada para investigação, experimentação e desenvolvimento de atividades culturais. E a sua vontade foi feita.

villaocampo5
Foto: Esteban Mazzoncini
villaocampo
Foto: Esteban Mazzoncini
villaocampo2
Foto: Esteban Mazzoncini

Durante a visita guiada, que dura cerca de 1 hora, é possível conhecer um pouco mais sobre a vida da escritora e passear pelo interior desse incrível casarão. As salas têm a decoração original, porta-retratos de famosos, objetos pessoais de Victoria e uma biblioteca maravilhosa.

villaocampo6
Foto: Esteban Mazzoncini
villaocampo7
Foto: Esteban Mazzoncini

Uma das marcas registradas da escritora eram seus óculos com uma grossa armação branca. Esses famosos óculos estão em exibição na sua biblioteca. Aliás, na minha opinião, essa é a parte mais linda da casa.

Esses são os famosos óculos brancos
Esses são os famosos óculos brancos
Maravilhosa biblioteca. Foto: Esteban Mazzoncini
Maravilhosa biblioteca. Foto: Esteban Mazzoncini

A biblioteca é um cômodo imenso com mais de 12 mil livros em vários idiomas, um sofá cama para se jogar ali e não levantar mais e uma sacada imensa com vista ao Rio de la Plata. Se pudesse, ficaria morando só nessa parte da casa.

Sacada maravilhosa. Foto: Esteban Mazzoncini
Sacada maravilhosa. Foto: Esteban Mazzoncini

Dentro da mansão há uma lojinha que vende livros, souvenires e outras coisas fofas. Achei uma graça essa coleção de livros infantis que contam a história de grandes artistas como Frida Khalo ou Van Gogh.

librosvillaocampo

Livros artísticos para crianças
Livros artísticos para crianças

Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Confira o guia de viagem digital para ter a capital portenha aos seus pés!

Jardins e chá da tarde
Depois de visitar a casa, não deixe de sentar na bela varanda que tem uma vista ao belíssimo jardim para almoçar ou tomar um gostoso chá da tarde.

Essa é a vista do primeiro andar
Essa é a vista do primeiro andar

Quando estive lá tomei um chá com scons (pãezinhos típicos da Inglaterra), um croissant com presunto e queijo e uma xícara de chá da famosa argentina Inés Bertón, por cerca de 8 dólares. Achei o preço super honesto e estava tudo uma delícia.

teatime

Eu, mamis e o Esteban curtindo o chá da tarde
Eu, mamis e o Esteban curtindo o chá da tarde

Dei uma olhada no cardápio e eles também servem almoço menu, com um prato principal, sobremesa e bebida por cerca de 11 dólares. E para quem preferir algo mais charmoso, no fim da tarde também pode pedir uma picada (tábua de frios) com direito a vinho ou champagne.

villaocampo9

Agora você já sabe onde ir quando quiser fazer um passeio diferente em Buenos Aires e surpreender o seu amor com uma visita romântica ou para curtir um passeio divertido com as amigas.

Confira mais de 50 sugestões de passeios para curtir Buenos Aires de cabo a rabo!

Dica
A visita guiada a Villa Ocampo tem um custo de cerca de 4 dólares, que eu super recomendo, mas se você não quiser fazer e só quer almoçar ou tomar um chá na galeria da casa com vista ao belo jardim, não precisa pagar. Basta dizer logo na entrada que só quer ir ao restaurante.

Como chegar
A Villa Ocampo fica no bairro nobre de San Isidro. A maneira mais fácil de chegar é pegar o trem Mitre que vai até Tigre e descer na estação Beccar. Dali são 7 quarteirões em linha reta até a casa.

Mais informações
A Villa Ocampo abre de 4f a domingo, das 12h30 às 18h (no inverno) e até às 19h (no verão). As visitas guiadas começam às 14h e são feitas em espanhol, mas é possível pedir a visita em outros idiomas, como inglês ou português. A visita guiada custa cerca de 4 dólares (valor dezembro/2016).

1 Comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *