Tax Free, como funciona


Quem não gosta de economizar e receber um dinheiro de volta na hora de fazer alguma compra? Você sabia que em viagens ao exterior, em alguns casos, é possível receber uma parte do dinheiro de volta? Neste post explico certinho o que é o Tax Free, onde funciona e como fazer para receber uma parte do dinheiro gasto em compras no exterior.

O que é?
O Tax Free, que significa sem taxa em tradução literal, é a devolução de uma porcentagem doVAT ou IVA (Imposto de Valor Agregado) de produtos nacionais manufaturados. Mas atenção que não é tudo o que a gente compra que tem tax free. O reembolso não vale para hotéis, alimentação ou passeios, por exemplo.

Em quais países?
Países da América Latina, como Argentina, Uruguai e México participam do programa. Todos os países da União Europeia e a Austrália, também. Nos Estados Unidos, alguns estados participam, como Texas ou Louisiana.

Lojas com Tax Free
Não são todas as lojas que têm Tax Free. Geralmente as que fazem parte do programa têm um adesivo na vitrine ou perto do caixa. Algumas vezes até pode ser que a loja tenha o Tax Free, mas não esteja visível, então vale sempre perguntar na hora de pagar.


Como funciona?
Cada país exige um valor mínimo de compra para receber o reembolso e em alguns casos as compras devem ser feitas no mesmo dia e na mesma loja. Ou seja, alguns programas não permitem juntar vários tickets para chegar ao valor mínimo. Por isso, vale perguntar ao vendedor antes de comprar.

Quanto vou receber?
O valor do imposto devolvido varia de país para país. Na Europa, por exemplo, os valores podem rondar entre 15% e 25%.

Neste link da Global Blue é possível fazer uma simulação para se ter uma ideia do valor do imposto que será devolvido.

E neste link é possível saber pela internet como vai o processo de reembolso, depois que o pedido for feito.

Como pedir o reembolso
Depois da compra, o consumidor deve pedir o formulário (Tax Free Form) na loja, preencher, mostrar o passaporte e o cartão de crédito internacional. Nesse formulário vai constar o valor do produto, o imposto e o valor que será devolvido.

Modelo de formulário

O formulário deve ser apresentado no aeroporto. Na hora de sair do país, procure os escritórios, alfândegas ou guichês do Tax Free nos aeroportos. Para ter direito ao reembolso, você deve provar que é estrangeiro mostrando o passaporte.

O formulário vai ser carimbado e algumas vezes também é preciso mostrar os produtos que comprou. Por isso, vá com bastante tempo e não despache o que comprou nas malas ou faça isso antes do check-in.

Onde fica o guichê do Tax Free (Global Blue) no aeroporto de Ezeiza (Buenos Aires)

Se a devolução do tax for no cartão de crédito, o dinheiro demora cerca de 30 dias para chegar. Dificilmente o consumidor vai ter o dinheiro de volta já no aeroporto.

Você já recebeu o tax free alguma vez? Tem alguma dica para compartilhar com a gente aqui no blog? É só deixar um comentário aí embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *