Leilão para conseguir upgrade em primeira classe

Foto: www.arabfeed.com

Quem nunca sonhou em viajar na classe executiva ou na primeria classe em um voo com direito a muita mordomia, boa comida e poltronas que reclinam quase como uma cama? Sim, querer todos queremos, mas o problema é o custo, né? Porém, ultimamente esses privilégios podem estar mais perto do que a gente imagina com o sistema de leilão de poltronas.
Várias companhias estão apostando nesse serviço, já que muitos desses assentos acabam ficando vazios durante os voos e como toda empresa capitalista que se preze, elas também querem fazer o din din render o máximo possível.

Mas como funciona esse tal de leilão? Explico tin tin por tin tin neste post. Se você se empolgar e tiver sorte, quem sabe você não é o próximo a viajar no maior conforto.

Como funciona?
Depois de comprar a passagem, o passageiro recebe por email a opção de fazer um upgrade. Quem quiser pode dar um lance e fazer uma oferta para ocupar uma das poltronas das classes superiores. Há um mínimo e um máximo de valor para cada voo e os preços mudam de acordo com as companhias aéreas.

Quanto tempo antes?
Geralmente a oferta tem que ser feita com até 24h de antecipação, mas esse prazo depende de cada companhia. Se a sua oferta for aceita, você vai receber um email e o valor ofertado será descontado do seu cartão de crédito. Mas se a sua oferta não for aceita porque houve outras melhores, você não vai ter que pagar nada por isso.

Benefícios
Além do upgrade, o passageiro que conseguir mudar para uma classe superior também terá direito a outras vantagens como:
– check-in preferencial
– uso da sala VIP no aeroporto
– maior franquia de bagagem
– prioridade de embarque
– menu diferenciado durante o voo (em alguns casos)

Foto: robbreport.com

Quais companhias?
Várias empresas aéreas, principalmente as internacionais, já estão utilizando esse sistema, entre elas Latam, Aerolíneas Argentinas, Avianca, Aeroméxico, Copa, Air Europa, Tap e Air France. Já empresas, como a Emirates, KLM, Iberia, Air Canda ou Air France oferecem upgrade através de um pagamento maior, mas não por lance em leilão.

Fique esperto
Caso o passageiro tenha conseguido o upgrade através de um leilão e por qualquer razão desistir do voo, o valor que foi pago pelo upgrade não será reembolsado.

Além disso, os pontos ou mihas que serão registrados vão ser os da compra original do bilhete. Ou seja, o passageiro não vai acumular mais pontos por estar em uma classe superior.

Testando
Eu comprei uma passagem com a Aerolíneas Argentinas de Buenos Aires a Santiago e uns 5 dias antes da viagem recebi um email dizendo que eu poderia fazer o upgrade através do leilão e lá fui eu testar o serviço.
Vi que o lance mínimo para essa viagem (de 2 horas) era de 75 dólares por pessoa e o máximo, 175 dólares. Eu não paguei, mas queria ver como o serviço funcionava para poder compartilhar com vocês aqui no blog.


Alguém já conseguiu fazer o upgrade num leilão e quer compartilhar a sua opinião com a gente aqui? Vou adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo.

Participe e deixe seu comentário