Palacio Barolo, um edifício misterioso e encantador

Foto: Tripin

Buenos Aires está cheia de prédios com bela arquitetura e histórias incríveis. O Palácio Barolo, na famosa Avenida de Mayo, é um deles. Imagina um edifício que foi construído totalmente inspirado na obra da Divina Comédia do italiano Dante Alighieri. O Barolo é pura magia, mistério e uma obra fantástica para se conhecer por dentro e aos poucos.

Esse edifício de 22 andares foi contruído em 1923 e foi o primeiro arranha-céu da América Latina. Nada ali foi construído ao acaso, são 9 andares divididos em inferno, purgatório e céu, assim como a Divina Comédia. Para conhecer os detalhes dessa história fiz uma visita guiada com direito a uma vista noturna do centro de Buenos Aires.

Foto: Esteban Mazzoncini

Durante o tour vamos passando pelo inferno que fica no térreo, até o 14° andar é o purgatório, os últimos andares são o céu e a torre, onde está o farol, é uma representação de Deus. Já de fora dá pra ver que esse não é um prédio qualquer. Esse belo edifício branco tem características de estilos arquitetônicos neogótico, neoromântico e da arquitetura religiosa da Índia.

E agora você se pergunta, quem teve a ideia de construir algo assim, né? O desejo veio do empresário italiano Luis Barolo que mandou construir o prédio para trazer as cinzas de Dante para Buenos Aires para guardá-las dentro dessa estátua da foto.

Essa estátua foi construída para albergar as cinzas de Dante. Foto: Esteban Mazzoncini

Naquela época, as pessoas acreditavam que a Itália ia ser destruída depois da I Guerra Mundial, por isso queriam trazer as cinzas do poeta para a Argentina, mas nada disso aconteceu e os restos de Dante descansam em Ravena, na Itália.

Durante o tour também fiquei sabendo de curiosidades incríveis como a de que Barolo mandou fazer os dois primeiros andares só pra ele. Dessa maneira, quase ninguém tinha acesso aos seus escritórios. Tanto é que os elevadores vão direto do térrero ao terceiro andar. Doidura, né? E o mais louco de toda essa história é que Barolo não chegou a ver a sua obra terminada porque que morreu antes.

Foto: Esteban Mazzoncini
Foto: Esteban Mazzoncini

Entre histórias e fascinação, enquanto vou subindo pelos antigos elevadores vou me aproximando do purgatório, mas para chegar até o paraíso ainda é preciso sofrer um pouco e por isso temos que subir 6 andares de escada. O esforço vale a pena porque os degraus nos levam até o farol que é um mirante de 360° graus do centro de Buenos Aires, mas o caminho até lá é super estreito e um pouco cansativo, já vou avisando.

Atenção, quem não pode subir vários andares de escada, tem claustrofobia ou sobrepeso, não vai conseguir chegar até o farol porque os últimos andares não têm elevador e são bemmm estreitos.

Foto: Esteban Mazzoncini

O farol fica a 100 metros de altura e tem uma potente luz de 5000 watts. Quando chegamos lá em cima as luzes foram acessas e o calor era tão forte que me senti como um frango quando está sendo assado hehe. Mesmo assim foi fascinante ver parte de Buenos Aires sendo iluminada enquanto o farol girava.

Para quem ficou com vontade de conhecer esse prédio incrível e descobrir mais segredos desse lugar, o Palácio Barolo oferece vários tours em diversas horas do dia. Eu já fui duas vezes; de tarde e de noite.

Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Confira o guia de viagem digital para ter a capital portenha aos seus pés!

Na minha opinião, prefiro muito mais o tour de dia porque a vista é mais bonita e ver o centro de Buenos Aires com a Plaza de Mayo e o Congresso aos seus pés não tem preço. Veja o que dá pra ver em um dia de sol e boa visibilidade.

De noite também é legal, mas como essa região da Plaza de Mayo e do Congresso não é tão iluminada, achei que não valeu muito a pena subir lá de noite para fazer boas fotos.

Foto: Esteban Mazzoncini

Esse tour que fizemos dura cerca de 2 horas e, além da visita ser guiada em espanhol e inglês, tem o acompanhamento de uma violinista e no final todo mundo se reúne em um escritório antigo do prédio para brindar com uma taça de vinho.

Qual vista você gosta mais?

Mais informações
O Palácio Barolo fica na Av. de Mayo, 1370. Os tours variam de preço dependendo da hora (de noite tem tour com show de tango ou música ao vivo). O tour noturno que fiz custa cerca de 25 dólares por pessoa. Já a visita guiada de dia custa ao redor de 15 dólares por pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *