Kensington Gardens, um parque charmoso

Se tem uma coisa que é maravilhosa em Londres é a quantidade de parques e áreas verdes para passear e descansar que a cidade tem. O meu parque favorito da capital britânica é o Kensington Gardens.

Além de ser um parque enorme, com um belo lago, várias pistas de caminhada, ali dentro está o Palácio de Kensington, a residência oficial de Kate e do príncipe William. Antigamente esse parque era o jardim privado do palácio.

Eu fazendo pose na frente do palácio


Aliás, partes do palácio e dos jardins estão abertas a visitação. A entrada não é gratuita, mas quem não se importar em pagar pode aproveitar para sentir um pouco da realeza de perto e até tomar um chá no The Orangery.

Além do palácio, outro lugar lindo do parque é o memorial Albert, que fica bem na frente do famoso teatro Royal Albert Hall. Esse memorial é uma das obras mais belas e enfeitadas de Londres. O Príncipe Albert foi marido da Rainha Victoria.

Albert Memorial

Quando eu morei em Londres, costumava passear bastante nesse parque e fazer piqueniques com amigos durante o verão. Esse parque tem a entrada principal no bairro de Kensignton e traçando uma linha reta dali até o outro lado é possível chegar caminhando até o bairro de Notting Hill.

O Kensington Park fica ao lado do famoso Hide Park. Só uma rua separa os dois parques. Tem quem diga que o Kensington é uma extensão do Hide Park. Eu gosto mais do Kensington porque sempre tem menos gente e é mais tranquilo do que o Hide Park.

Se você der sorte, pode até ver algum esquilo passeando entre as árvores. Mas já aviso, não se desespere nem saia correndo pra bater foto porque o bichinho é super perceptivo e vai sair correndo da sua frente.

Tem um detalhe que eu acho muito especial nos parques ingleses. Não sei se você já reparou que esses grandes bancos de madeira geralmente têm uma frase talhada? Esses bancos são doados por familiares e as frases sempre são de agradecimento à pessoa falecida. Uma tradição que eu acho super bonita. Repare da próxima vez que você sentar em algum.

Crianças
O Kensington Gardens também é perfeito para ir com crianças. Na parte norte (próximo da saída de Notting Hill) tem um parquinho enorme com jogos muito legais para crianças e um barco de madeira super bacana, no Diana Memorial Playground.

Foto: Kensington Park

E para quem lembra da história do Peter Pan, tem uma pequena estátua de bronze do personagem dentro do parque. O criador da história, JM Barrie, morava na região. Dizem que ele foi inspirado no parque para contar a linda história do Peter Pan, o ídolo de muitas gerações.

O pequeno Peter Pan

Então já sabe, se estiver em Londres não deixe de passear pelos seus belos parques e aproveitar a vida como fazem os ingleses em dias de sol; fazendo um piquenique e brindando com vinho ou champagne nos parques. Cheers!!

Mais informações
O Kensingonton Park abre diariamente das 6h às 21h. O parquinho das crianças abre das 10h às 19h45 entre maio e agosto, até as 18h45 entre abril e setembro, até as 17h45 de março a outubro e até as 15h40 de novembro a janeiro. Os metrôs mais próximos são Kensington Park, Notting Hill e Lancaster Gate.