O belo parque de Greenwich

Sabe por que no mundo existem tantos horários diferentes? Por que quando em Brasília são 10h da manhã na Austrália são 23h? Essa história de dividir a terra em meridianos surgiu na Inglaterra, mais precisamente em Londres.

O Meridiano de Greenwich é, na verdade, uma linha imaginária que serve para medir longitudes e fusos horários na terra. E a parte mais legal disso tudo é que o Observatório de Greenwich e a linha (não tão imaginária assim) podem ser visitados.

Depois de atravessar um parque lindo, um dos meus preferidos de Londres, e subir uma colina levemente puxada se chega ao observatório. Na foto abaixo dá pra ver lá no topo onde fica o observatório. Ou seja, pernas pra que te quero!!

Lá em cima, onde está essa linha, fica exatamente o ponto onde há 0º de longitude. Algo como o meio do mundo. Esse meridiano é o que ¨divide¨ os hemisférios Ocidental e Oriental.

O observatório é super interessante e merece a visita. Esse lugar foi fundado em 1675 e serve como referência internacional para as observações astronômicas.

No meio dos dois hemisférios
Esse é o Observatory

Só fique esperto para o horário de visitação do observatório para não fazer como eu de chegar toda empolgada no parque para saber que a porta tinha acabado de fechar 🙁

Apesar de não ter podido entrar desta vez, eu já estive lá dentro quando morei em Londres há muitos anos, a parte que mais gosto é a vista que se tem da cidade lá de cima. É simplesmente muuuuito show!! Tirem suas próprias conclusões.

Dica
Como o Parque de Greenwich fica bem longe do centro, eu diria que vale a pena reservar um dia inteiro para essa visita. Além do observatório e do parque, há o Museu Nacional da Marinha ali perto. E o bairro é uma graça e caminhar pelas suas ruas é uma delícia. Outra dica legal é aproveitar no mesmo dia para visitar a Arena O2 e andar no único teleférico de Londres, já que esses dois lugares ficam na mesma região.

Como chegar
A maneira mais rápida é fácil é ir de metrô até Canary Wharf (Jubilee Line) e dali pegar a linha DLR (que é um metrô de superfície) até a estação Cutty Sark.

Saindo da estação, logo em frente, nos fins de semana tem uma feirinha bem bacana. Para chegar até o parque é preciso caminhar cerca de 10 minutos em linha reta.

Mais informações
O Observatório e a linha do meridiano abrem diariamente das 10h às 17h, mas as pessoas só podem entrar até as 16h30. A entrada custa 9.50 libras e é preciso reservar com antecedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *