Airbnb aposta no turismo de experiências

Tentando ficar de pé na prancha em El Salvador
Que tal conhecer uma cidade nova e aproveitar também para fazer uma aula de surf em El Salvador (como eu que tentei ficar de pé na prancha hehe), aprender a fotografar em Buenos Aires, cozinhar um prato de sushi em Tóquio ou participar de uma cata de churros em Madri? O Airbnb, é claro, pensou nisso e lançou o Airbnb Experiencies.

Para quem ficou curioso em saber como funciona, vou explicar direitinho aqui neste post. Essa plataforma que revolucionou a maneira de hospedagem pelo mundo afora agora está entrando em cheio no turismo de experiências. Afinal de contas, o que realmente guardamos de uma viagem é aquilo que vivenciamos lá e a maneira como atesoramos essa memória, você não acha?

Muitas vezes eu não lembro nem do nome do hotel onde fiquei hospedada, mas a minha memória consegue a proeza de reproduzir a mesma emoção que senti quando soltei filhotes de tartarugas no mar em El Salvador, por exemplo.

O Airbnb Experiences já está disponível em várias cidades e quer mudar a maneira de fazer turismo pelo mundo. A ideia é que uma pessoa local ou que more por lá compartilhe a sua paixão, a sua profissão e o seu tempo com outros visitantes. No site tem opções de aulas de culinária a oficinas de arte passando até mesmo pela possibilidade de fazer música eletrônica ou vídeo games em um estúdio.

O site disponibiliza muitos tipos de experiências divididas em artes, história, moda, bem-estar, esportes, música, vida noturna, etc. Na América do Sul já tem opções em algumas cidades, como Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Eu tenho uma amiga brasileira que também é blogueira e mora em Madri, a Suzana Paquete, e ela já criou a sua experiência pro Airbnb. É uma cata de churros e chocolate quente que visita cinco churrerias madrilenhas. Além de degustar e provar vários churros e beber xícaras de chocolate, o visitante recebe informação sobre os lugares e muitas dicas da capital espanhola, tudo isso diretamente da Suzana que já mora em Madri há mais de 10 anos. Legal, né?


A parte que mais gostei dessa novidade é a de impacto social. Voluntários e líderes comunitários podem compartilhar o que fazem com turistas, e esses projetos sociais recebem 100% do que os viajantes pagam para a plataforma.

Eu tenho notado nos últimos anos que a maneira de viajar está realmente mudando e fico mega feliz com esta democratização da internet e das plataformas que permitem que qualquer pessoa com talento e uma boa ideia compartilhe o que sabe com outros turistas.

Se você se empolgou e quer fazer uma proposta para o Airbnb é só se cadastrar no site deles, detalhar bem a sua ideia e torcer para ser escolhido. E se você está prestes a viajar para algum lugar e quer ter uma experiência diferente, já sabe onde começar a procurar. Existem outros sites que fazem algo parecido, como o Rent a Local Friend.

O que você achou desse lançamento do Airbnb Experiences? Você conhece outros sites que fazem algo parecido e quer compartilhar com a gente aqui no blog? Então deixe seu comentário aí embaixo que vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *