Feira de Porto Bello e Notting Hill

Foto: Porto Bello Market
Londres é toda charmosa, mas tem alguns bairros que são ainda mais encantadores. Notting Hill é um deles. Famoso pelo filme estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant e pela feira de Porto Bello Road essa região merece a visita.

Se passar por Londres durante algum fim de semana, não deixe de conhecer a feira de antiguidades de Porto Bello Road, mas prepare-se para um lugar lotado de gente e altas chances de você ter que se espremer pelo meio da multidão para conseguir ver algumas barraquinhas.

O melhor dia para visitar a feira é no sábado, que tem mais expositores e muita muvuca. São cerca de mil barraquinhas distribuídas em quase três quilômetros pela rua Porto Bello.

Lá tem muitas antiguidades, como pratos, bules floridos lindos, xícaras e muitos enfeites tipo casa da avô. Além disso, tem roupas vintage, discos de vinil, artigos usados, livros, relógios, souvenires, etc.

       

A feira está organizada em setores; antiguidades, frutas e verduras, comidas, moda e objetos usados. Algo como várias feirinhas dentro de uma só. Eu gosto muito de passear por lá. Acho que esse lugar tem o estilo londrino de ser; irreverente e ancorado no tempo.

Notting Hill

Além de passear pela feira, se você é fã do filme Um lugar chamado Notting Hill, não deixe de passar na frente da livraria (Blenheim Cresent, 13) que ficou famosa por conta do filme para tirar a foto clássica.

A história é a seguinte, a livraria ¨Travel Bookshop¨ (da foto abaixo) serviu de inspiração para o filme. Essa loja fechou em 2011 e abriu esta outra, que também é uma livraria. Porém, a livraria onde algumas cenas foram filmadas fica na 142, Portobello Road. Nesse lugar hoje tem uma loja de souvenires que se chama Notting Hill. Ou seja, essa livraria da foto foi a que inspirou algumas cenas do filme.

Se você passar por lá no fim de semana, talvez tenha que esperar alguns minutos porque costuma ter fila para bater essa foto no banco de madeira na frente da loja. A gente esperou uns cinco minutos mais ou menos.

Depois de passear pela feirinha, outra dica é visitar o Kensington Gardens que fica a menos de dois quilômetros dali. Escrevi este post sobre o parque e o palácio.

Uma dica, se puder vá um sábado na feira e escolha outro dia da semana para caminhar tranquilamente pelo bairro de Notting Hill para ver as lindas fachadas coloridas e sentar em algum café para ver a vida passar.

Esse bairro, que hoje é de classe média alta, nos anos 50 era uma região feia de casas mal cuidadas onde moravam muitos imigrantes principalmente das colônias do Caribe, as West Indies. Foram eles que organizaram o famoso Carnaval de Notting Hill, que hoje é uma das maiores atrações de Londres.

Foto: BBC

O carnaval deles é em agosto e essa é uma festa e tanto. Eu já fui uma vez e adorei. Não vá pensando que é parecido com o nosso porque é bem diferente. Os ritmos são bem caribenhos e os desfiles de fantasias não são lá grandes coisas, mas o clima é excelente e a simpatia do pessoal que organiza, a grande maioria imigrantes, é a melhor parte!!

Mais informações
A feirinha de Porto Bello vai das 9h às 19h, na sexta e aos sábados. As estações mais próximas de metrô são Notting Hill Gate, Ladbroke Grove e Westbourne Park.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *